Com grandes festivais como o Rock in Rio, a preocupação com segurança aumenta e, segundo a Polícia Civil, em coletiva nesta segunda (29/08), vai ter um esquema especial de segurança, com 1.620 agentes, além do monitoramento da ação de quadrilhas de outros estados — incluindo nas redes sociais —, especializadas em furto de celulares e documentos — são 700 mil pessoas em sete dias. Já a Polícia Militar vai colocar 570 agentes por dia e 55 viaturas, por 24 horas, de 2 a 4 de setembro, e de 8 a 12. Na última edição, em 2019, a polícia conseguiu prender quadrilhas especializadas em furto de celulares, como explicou o delegado Ronaldo Oliveira, Subsecretário Operacional da Polícia Civil.
Dentro da Cidade do Rock tem uma delegacia para possíveis ocorrências e também uma equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher. Na última edição, foram registradas mais ou menos 840 ocorrências e 80% delas foram furtos ou roubos de celulares, dentro da Cidade do Rock e até mesmo na área VIP.
De lá pra cá, foi-se o tempo em que a preocupação era apenas a do prejuízo material do aparelho. Com o avanço dos aplicativos bancários e do número de dados nos smartphones, o transtorno agora envolve os riscos de ter informações e senhas valiosas nas mãos dos bandidos. É bom conseguir um lugar bem seguro para seu celular.