Recentemente comecei o processo de planejamento financeiro com uma nova cliente. Ela queria entender melhor para onde o dinheiro estava indo. Gostaria também de direcionar melhor os seus recursos, mas achava que dificilmente seria possível poupar ou economizar em algo, pois ela não era de gastar muito.
Então, começamos o trabalho e logo descobrimos que a academia tinha cobrado duas vezes no cartão dela, naquele mês. Verificamos também que seu celular era de uma operadora e que o plano de Internet e TV a cabo, de outra. Observamos que seria possível fazer um combo em uma das duas e economizar um bocado. Na sequência, percebemos que ela estava gastando muito (e comendo mal) em comida por aplicativo; ela até resolveu ir a uma nutricionista para melhorar a alimentação.
Repare que, mesmo ela achando que não seria possível economizar em nada, já conseguimos alguns avanços em pouquíssimo tempo.
Em outros casos de clientes, teve gente que descobriu seguros que nem sabia que pagava, provedor de e-mail que nem usava mais, assinatura de revista que fazia meses não abria, entre tantas outras coisas que pagavam e não utilizavam! E o pior: muita gente pagava juros do cheque especial, pois não acompanhava os lançamentos na conta e ficava no negativo sem necessidade.
Então, eu convido você a dar uma olhada nas suas contas e faturas do cartão de crédito, para descobrir para onde está indo o seu dinheiro e quais são os seus desperdícios que nem deveriam mais estar por lá!
Tenho uma planilha no meu site que pode orientar você a organizar as receitas e despesas e ajudar no processo para descobrir tudo isso. Veja aqui a planilha. Bom trabalho!
Foto: e-notas.com.br