No dia 15 de agosto de 1922, há 100 anos, aconteceu a inauguração do Hotel Glória. A data foi escolhida por ser o dia de Nossa Senhora da Glória. A construção do hotel, o primeiro “5 estrelas” do Brasil, foi uma iniciativa do empresário Rocha Miranda. No mesmo terreno, ficava anteriormente o palacete do empreendedor inglês John Russel, pioneiro no serviço de saneamento no Rio de Janeiro. Seu sobrenome acabou sendo usado para dar nome à rua onde ficava o hotel.
A inauguração no dia 15 de agosto de 1922 aconteceu num evento paralelo à Exposição Internacional de 1922, em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil. O projeto do edifício é de Joseph Gire, o mesmo do Copacabana Palace. Foi o primeiro hotel do País a ter banheiros e telefones nos 180 quartos.
O antigo Hotel Glória terá 266 apartamentos, que serão vendidos por aproximadamente R$ 700 milhões, pelo fundo imobiliário do banco Opportunity, que comprou o edifício em 2020, e pela SIG Engenharia, responsável pela incorporação e pelo retrofit no valor de R$ 250 milhões, que irá devolver essa construção ao Rio.