numero:✓ Do jornalista Gilberto Porcidônio: “Absurdo esse negócio de frio no inverno.”
numero:✓ A multidão que parte do Rio para a Provence, na França, casamento de Rafael Sued Ramos e Amanda Cassaniga, na próxima quinta (18/08), vai pegar calor carioca: 35 graus em média.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Vem cá: a expressão ‘falsa vidente’, muito em voga no noticiário policial do momento, não é redundante? Existem videntes de verdade mesmo depois da morte do Walter Mercado?”
numero:✓ De José Simão: “Michele esconjurou os demônios numa igreja em BH onde Guilherme de Pádua é o pastor! Esconjurou o pastor?”
numero:✓ Atenção para os deslocamentos neste sábado (13/08): vai acontecer a Marcha para Jesus, aquele evento político disfarçado de religioso que vai reunir milhares de pessoas no Centro, com shows e carros elétricos, a partir das 14h. O ponto de encontro será na altura da Candelária, e os participantes vão caminhar em direção à Praça da Apoteose, para shows de artistas de música gospel.
numero:✓ Rolando nas redes: “Agenda Presidencial: Seg — almoço com Guilherme de Pádua; ter — churras com Roger Abdelmassih; qua — futebol com irmãos Cravinhos; qui — happy hour com Maníaco do Parque; sex — passeio com Suzane Richthofen; sáb — Jet Ski com Flordelis; dom — almoço com Nardoni.”
numero:✓ Anna Ratto lança “Contato Imediato — Anna Ratto visita Arnaldo Antunes”, acompanhada da dupla Kassin (guitarra e direção musical), Jorge Ailton (baixo), Cesinha (bateria) e Thiago Gomes (teclados e programações), no Manouche, no Jardim Botânico, sábado (13/07), às 21h, com participação de Antunes.
numero:✓ De amigo: “Queria um podcast pra dar risada. Só tem entrevista de 3 horas de alguém repetindo o que já falou em várias entrevistas de 3 horas; crimes dos anos 90; notícias da desgraça deste país. Podcast é o amigo legal que passou a se levar a sério demais e virou o chato da turma.”
numero:✓ Baby do Brasil e Pepeu Gomes chegam ao Vivo Rio com a turnê “140 graus”, com releituras de canções dos Novos Baianos, grupo de que ambos fizeram parte, e sucessos de suas respectivas carreiras-solo, no sábado (13/08), às 21h.
numero:✓ Bom programa para friozinho e dias nublados, como esperado para este fim de semana, além de teatro, cinema, exposição? Sexo, claro! Esse é como pizza: mesmo quando é ruim, é bom. Se você anda solteiro, solteira, como diz um artista amigo, “muita coisa na vida vale por conta própria”.
numero:✓ Marina Sena — “eu já deitei no seu sorriso, só você não sabe…” — canta no Circo Voador, na Lapa, sexta e sábado (12 e 13/08), às 22h, com aquela voz única, hits dançantes e muita sensualidade. Ingressos aqui.
numero:✓ Se você não se cansou de festa junina, tem o “Arraiá do Galpão Ladeira das Artes”, no sábado (13/07), a partir das 15h, no Cosme Velho (Rua Conselheiro Lampreia, 225). Estão confirmados os shows de Sexteto Sucupira, Noites do Norte e Coconomã e, claro, comidas e brincadeiras típicas, sem contar a quadrilha! Ingressos aqui.
numero:✓ Biquíni Cavadão, liderado por Bruno Gouveia, é atração do festival “Claro Diversão no Parque”, com abertura e encerramento da DJ Thamy, neste sábado (13/08), às 19h, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.
numero:✓ No mesmo festival, só que no Parque de Madureira, quem comanda o palco é Sandra de Sá, com abertura e encerramento da DJ Nicole Nandes, domingo (14/08), às 19h.
numero:✓ A premiada companhia “Dos à Deux” encena o espetáculo inédito “Enquanto você voava, eu criava raízes”, no Oi Futuro, no Flamengo, sábado e domingo (13 e 14/07), às 20h. A trupe, formada por André Curti e Artur Luanda Ribeiro, apresenta, como em seus outros trabalhos, uma dramaturgia do teatro gestual, sem voz, num mix de dança, artes cênicas e recursos visuais e sonoros. Informações no 3131-3060.
numero:✓ “Que seria de nós sem os poetas? E o que seria deles sem a vida comum?”, pergunta a atriz Denise Fraga no espetáculo “Eu de você”, no Teatro Prudential, na Glória, sábado e domingo (13 e 14/08), às 20h e 18h. Denise é acompanhada de uma banda com 11 mulheres, sob a direção de Luiz Villaça, costurando histórias reais, selecionadas por um anúncio no jornal, com pérolas de autores, como Tchekhov e Chico Buarque. Informações no 3553-3557.
numero:✓ “Amanda”, peça com texto de Jô Bilac, chega ao Rio depois de sete anos em cartaz por outras cidades, no CCBB, sábado e domingo (13 e 14/08), às 19h30 e 18h. Em cena, a atriz e diretora Rita Clemente interpreta uma mulher que vê a própria vida se esvair à medida que perde, aos poucos, os cinco sentidos (audição, paladar, olfato, tato e visão), e apenas a memória passa a ser companhia da personagem.
numero:✓ É o último fim de semana de Fernanda Montenegro no monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, sábado e domingo (13 e 14/08), às 20h e 10h, no Teatro XP, no Jockey. O texto é uma adaptação do livro homônimo organizado pela filha do dramaturgo, Sônia Rodrigues.
numero:✓ O “Iris Festival” leva arte, ciência, espiritualidade, tecnologia, ecologia e cultura ao Parque Lage, no Jardim Botânico, sábado e domingo (13 e 14/08), a partir das 10h30. São shows, palestras e oficinas sobre temas relacionados ao bem viver. Contribuição voluntária no Sympla.
numero:✓ Dia dos Pais (14/08): se ele é da calmaria, pode levá-lo para um concerto, às 11h, no “Música no Assyrio”, no Theatro Municipal, com a música do Grupo de Clarinetas Resgate.
numero:✓ E quanto ao estômago, tem pra todo tipo. Carnívoros, podem chegar no Clan BBQ, no Leblon, que acaba de ganhar o título de “Melhor Carne”, segundo o Prêmio Rio Show de Gastronomia 2022. Tudo no carvão, com gosto de churrasco, sob o comando da dupla de chefs Pepo Figueiredo (trabalhou com Thomas Keller, no Bouchon) e Newton Rique (com passagens no Osso di Renzo Garibaldi e no Lasarte, o três estrelas Michelin de Martin Berasategui).
numero:✓ Aos fãs de carne, tem também a Fogo de Chão, em Botafogo e Barra, com novidades no rodízio para a data: o corte superpremium porterhouse, conhecido como “o rei dos steaks”, vai estar no menu. Pedidos de delivery pelo iFood, com a opção “Fogo Family”, para quem quiser receber as carnes e acompanhamentos em casa.
numero:✓ Se quiser um japinha, o Mitsubá, no Leblon, criou um menu especial para a data, assinado pelo craque Eduardo Nakahara. Informações no 2264-1232.
numero:✓ Da carne para o vegetariano, tem o Medine, no BossaNova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, com as comidinhas de Amandine Izza, do sul da França, e do marido, Mehd, de ascendência argelina. São pratos inspirados no Líbano, Marrocos, Turquia, Argélia, Israel e Grécia. Reservas no 9 7093 8305.
numero:✓ Se o paizão curte frutos do mar, leve-o ao Escama, do chef Ricardo Lapeyre, no Jardim Botânico. Os pratos são fresquíssimos, com os pescadores levando os peixes recém-saídos do mar. Reservas no 3042-3097.
numero:✓ Boteco? Temos. Chope gelado e petiscos clássicos são o forte do português Velho Adonis, em Benfica, que acaba de completar 70 anos. Informações no 2026-4186.
numero:✓ Sobremesa? Que tal um rocambole do Quero um Xodó? Tem de brigadeiro preto com massa de chocolate estampada com corações, goiabada com queijo e de doce de leite. Encomendas no Whatsapp (21) 99474-9343. @queroumxodo
numero:✓ Passa na Le Dépanneur, padaria e delicatessen, e escolha entre pães, petiscos, salame e pastinhas; pode até montar uma cesta! Informações na loja do Leblon no (21) 2245-6547.
numero:✓ Na Tortamania, em Ipanema (Vinícius de Moraes, 121) tem aquele bolo ou torta especiais, como a Mania de Pai, um bolo branco com recheio de brigadeiro e doce de leite; a Super Pai, torta de coco com abacaxi decorada especialmente para a data; e a Morango Crocante, bolo de chocolate com recheio de doce de chocolate com crocante e outro com morango e creme.
numero:✓ Neste sábado (13/08), a Galeria Danielian, na Gávea, faz uma roda de samba para lançar o catálogo e o término da exposição “Modernidades Emancipadas”, com 38 artistas brasileiros ou que moram no País, com textos dos curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto e do colecionador Ademar Britto.
numero:✓ Neste domingo (14/08), Dia dos Pais, tem a volta da Feira das Yabás, com Marquinhos Diniz, filho de Monarco, fazendo uma homenagem ao pai, além de apresentação de Zé Luiz do Império e Zé Catimba, que comemora seus 90 anos. A festa começa às 13h, na Praça da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte, com Grupo Resistência, seguido de roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz.
numero:✓ O Cirque Amar, de origem francesa, chega ao Rio pela primeira vez neste fim de semana, na Barra, com malabaristas, ilusionistas, palhaços, equilibristas, contorcionistas e trapezistas. Um globo da morte terá oito motociclistas, com destaque para o número inédito de freestyle motocross, em que quatro motos sobem até 25 metros de altura com manobras sobre a plateia. São 140 pessoas de vários países na equipe para o show de 1h50, numa área de 20.000 metros quadrados para 2,5 mil espectadores. Horários e ingressos no site.
numero:✓ Flávia Lins e Silva, criadora de “Detetives do Prédio Azul”, e Renata Richard, roteirista e artista visual, lançam, neste sábado (13/08), a história em quadrinhos “Djou, de outro mundo” pela editora Universo Guará, no Planetário da Gávea, às 14h, com palestra da astrônoma Carolina de Assis sobre “Júpiter, Marte e o telescópio James Webb” e show do músico Luís Carlinhos. O gibi tem abertura do físico e astrônomo Marcelo Gleiser e ilustrações de Leo Finocchi.
numero:✓
numero:✓ Se você anda quase tão duro quanto Karl Marx e não tem um amigo (Friedrich Engels) pra socorrê-lo, pode passar praticamente todo o fim de semana internado no cinema, sem gastar quase nada.
numero:✓ Fimde com oito lançamentos nos cinemas, como “A fera”, com Idris Elba fugindo de um leão; “Papai é pop”, com Lázaro Ramos descobrindo os segredos da paternidade; ou ainda “X: a marca da morte”, com um grupo de cineastas que deseja fazer um filme pornô em uma fazenda assustadora no Texas. Confira salas, horários e gêneros aqui.
numero:✓ Para refletir, do humorista Max Nunes, publicado por Ruy Castro: “Na minha rua mora um general/ Cara de mau/ Como convém a todo general./ Ninguém sabe em que batalhas/ Ganhou a série de medalhas/ Que ostenta no peito varonil./ Também, pra que saber?/ Viva o Brasil!”.