Pensando agora e fazendo um balanço desse primeiro semestre à frente da diretoria artística do Theatro Municipal do Rio, vejo tantos pontos positivos nessa temporada de retomada!
Conseguimos trazer o público de volta, com uma programação atraente e de alta qualidade, dando ênfase à democratização de acesso, através de inúmeras frentes: obras-primas do repertório lírico, sinfônico, coral e dos balés, conhecidas e há muito esperadas pelo grande público; palestras que antecedem os espetáculos, com uma linguagem simples e próxima, criando novamente uma estreita relação da casa com as pessoas; ingressos a preços populares; um setor educativo atuante, criando uma excelente relação com alunos e professores que visitam o Theatro; uma assessoria de comunicação compromissada com a divulgação de forma clara e direta e um diálogo permanente com os corpos artísticos, de modo a ouvi-los e a trabalhar numa construção horizontal do nosso dia a dia e futuro!
Quando penso nas mais de 20.000 pessoas que assistiram ao nosso “Lago dos Cisnes”, ou nas mais de 11.000 pessoas que assistiram ao nosso “Don Giovanni”, fora todos os programas com casa cheia e as muitas noites de ingressos esgotados, me dá uma enorme alegria! Vejo que estamos escrevendo uma bonita página na gloriosa história dessa casa de tradição centenária.
Futuro… Em muitos aspectos, ele já se faz presente no TM! Todos os nossos concertos trazem programas de sala on-line, acessíveis via QRCodes, em totens espalhados pelos diversos setores da casa, em lugar de programas impressos, que causam tanto dano à sustentabilidade. Além disso, mensalmente, temos o prazer de levar os bastidores do Theatro a todas as pessoas, de forma gratuita, através do Podcast Municipal Para Você – o primeiro podcast da história do Theatro Municipal!
Muitas conquistas, como as contratações de artistas para os corpos artísticos, corpo técnico e administrativo por dois anos… e tantas outras ainda a alcançarmos!
Que neste segundo semestre, no qual teremos importantes estreias no mais importante palco fluminense, como a abertura de “Le Roy D´Ys”, de Edouard Lalo, em agosto, e “Die erste Walpurgisnacht”, de
Falei em alegria… Ela se mistura ao orgulho neste coração de tenor e artista nacional, que tem grande amor por essa que é a casa da cultura fluminense – teatro lírico mais importante do País!
Como sempre costumo dizer, do fundo da alma: Viva o Theatro Municipal do Rio de Janeiro!
Eric Herrero assumiu a diretoria artística do Theatro Municipal e conhece muito bem os palcos de grandes teatros, como cantor lírico e intérprete de mais de 40 personagens em sua carreira. Ele entrou na vaga do maestro norte-americano Ira Levin. Reconhecido no meio cultural, Herrero faz parte do Conselho Estadual de Políticas Culturais e, recentemente, recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio.