Em 2002, quando decidi ter a minha marca própria, soube aonde eu queria chegar e o que gostaria de deixar. Hoje, 20 anos depois, continuo fazendo as coisas com sentido e significado, mantendo os meus propósitos e valores acima de tudo para manter esse legado em dia.
Eu me sinto totalmente responsável pela sociedade que me cerca e por tudo em que acredito que possa contribuir, mudar, movimentar e transformar dentro desse organismo. Tenho uma preocupação constante com o meio ambiente e o Planeta que vamos deixar para nossos filhos. A cada coleção, tentamos trazer uma moda mais consciente, trabalhando peças sustentáveis, desenvolvidas com processos de criação e matérias-primas ecológicas, estudando sempre novas formas de inovar, por exemplo, criar upcycling de tecidos dos nossos arquivos.
O ano de 2022 marcou também uma etapa importante, pois viramos uma empresa Carbono neutro. Isso significa que todas as emissões das nossas operações (lojas, produto, embalagens, frete) são compensadas por créditos de carbono provenientes do investimento em geração de energia solar, uma energia limpa e renovável.
Mas a questão da sustentabilidade não se limita apenas à coleção — hoje, um dos meus focos principais, e grande pilar da marca, é o nosso engajamento social. Pelo sexto ano consecutivo, estamos apoiando a ONG Casa do Rio e as suas artesãs maravilhosas, através de um trabalho incrível de criação de peças a quatro mãos e outras ações com venda revertida. A marca tem como objetivo capacitar as artesãs da ONG na cadeia produtiva, tornando-as cada vez mais autônomas sem abrir mão do comprometimento com a ética e a sustentabilidade da Amazônia. É incrível poder apoiar não somente financeiramente um projeto que nós acreditamos, como também sair do nosso cotidiano para entender de perto as problemáticas e pensarmos juntas em ações que realmente vão fazer uma diferença. A ideia é divulgá-las cada vez mais, capacitá-las e levar outras marcas para trabalhar com elas.
Outra causa muito importante pra mim, ainda mais depois que virei mãe (Cris é mãe de Gaia, de quase 4 anos), é a Rede Synapse, uma iniciativa incrível com programa de capacitação de professores de escolas públicas, criando um movimento extraordinário, levando constante aprimoramento para o ensino e a alfabetização em lugares do Brasil inteiro. Afinal de contas, um mundo sem educação é um mundo sem evolução. A cada coleção, sempre pensamos em como inovar na forma de apoiar esses projetos, e me orgulho muito em dizer que a minha equipe inteira está participando com muita empolgação. Eu vejo o quanto esse assunto junta as pessoas, é realmente muito gratificante ver isso.
Meu propósito hoje é manter pelos próximos 20 anos a nossa filosofia de marca com um todo, enxergando a vida de maneira leve e feliz, com resiliência e consciência de deixar possibilidades positivas para as gerações futuras, repensando sempre a nossa noção do coletivo.
Cris Barros fundou sua marca homônima em 2002 e hoje é reconhecida pela atemporalidade de suas criações. Como diretora criativa, ela segue o seu intuito e se inspira no que está vivendo no momento da criação da coleção, somado a lembranças e referências de viagens, pesquisas, pessoas e sua paixão pela arte. Cris é formada em Desenho de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, com mestrado pelo Instituto Marangoni, em Milão. Na Itália, trabalhou com o estilista francês Stephan Janson e, no Brasil, atuou no marketing da Zoomp.