numero:✓ Muitas criaturas quase não são gente, são o look do dia — rsrsrssr! Vamos botar um chapéu, uma tornozeleira (nada de eletrônica) de brilhantinhos ou cordinha indígena (que tal?), um biquíni pra pegar um sol de inverno na cidade mais linda do mundo?
numero:✓ Alceu Valença faz dobradinha no Arraiá da Fundição, na Lapa, que completa 20 anos, sábado e domingo (02 e 03/07), a partir das 21h30. Abertura do grupo Forróçacana.
numero:✓ Você, gostoso e gostosa, treinaram até cansar, vai ter como mostrar esse corpinho, já que o sol deve dar as caras: 30º pelo Clima Tempo. Se tava exausto desse tempinho sem ninguém para te esquentar, aproveita a alegria do calor e sai da monotonia!
numero:✓ Mas, se quiser voltar pra friaca, sobe a Serra: neste fim de semana (01 a 03/07), Petrópolis faz 13ª edição do “Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes”, com 53 restaurantes e bares da região. O inverno tem ajudado a Cidade Imperial, que está com ocupação hoteleira média de 80%, com registro de picos de 90%.
numero:✓ Novo slogan da Caixa, pelo advogado Helinho Saboya: “Vem pra cama você também, vem!”
numero:✓ Programa privado: o aniversário da nutricionista Thaís Araújo, no Jardim Botânico, com a melhor festa caipira (em todos os sentidos), na sua própria casa. E sem spoiler, mas pode esperar o show.
numero:✓ Do “Sensacionalista”: “Bolsonaro convida Nelson Piquet para dirigir a Fundação Palmares”. Sobre a fala racista de Piquet a Lewis Hamilton.
numero:✓ De Tutty Vasques sobre o mesmo assunto: “Por que diabos Nelson Piquet nunca ocupou cargo no primeiro escalão do governo Bolsonaro? O ex-piloto está fazendo por merecer!”
numero:✓ O Bottega Gastrobar, em Botafogo, com cardápio e carta de drinks inspirados no Mediterrâneo, vai lançar uma temporada de jazz todo domingo (a partir de 03/07), às 19h, com Quartetinho Jazz. Informações no @grupo_bottega
numero:✓ Outra boa opção de mix entre gastronomia e música boa é no Dolores Club, na Lapa, casa dedicada à Bossa Nova, ao jazz e à MPB, do restauranteur Washington Paz. O cardápio inclui quatro pratos típicos das culinárias Creole e Cajun, servidas em New Orleans, nos EUA, cidade onde o jazz nasceu, mas foram adaptados ao paladar brasileiro. Informações no @doloresclub
numero:✓ Da atriz Paula Braum: “(Alexandre) Frota nos anos 80 era o Cauã (Reymond) de hoje. Vamos aceitar e seguir a vida”. No Saia Justa, do GNT, esta semana, Cláudia Raia, que foi casada com Frota, expôs Marisa Monte, dizendo que ela teria perdido a virgindade com ele.
numero:✓ O cantor Daniel faz o show “Por toda minha vida”, comemorando os seus quase 40 anos de carreira, no Vivo Rio, no Flamengo, sábado (02/07), a partir das 21h.
numero:✓ Rolando nas redes: “Zefa, uma das únicas brasileiras sem medo de perder o emprego”. Sobre a personagem de Paula Barbosa, uma das maiores fofoqueiras de “Pantanal”, novela da TV Globo.
numero:✓ O grupo Flores Astrais faz homenagem ao Secos e Molhados, interpretando os clássicos eternizados por Ney Matogrosso, no Teatro Rival Refit, na Cinelândia, sábado (02/07), às 19h30.
numero:✓ Do diretor Renato Terra (de “O Canto Livre de Nara Leão”, da Netflix): “Alguma coisa no Brasil se move para colocar limites nessa desgraça. A corrupção no MEC apareceu mesmo com aparelhamento. O presidente da Caixa foi denunciado. E a Patricia Campos Mello venceu essa disputa”.
numero:✓ Rolando nas redes: “Que todo clube de tiro vire uma biblioteca!”. Sobre a fala de Bolsonaro, em live da quinta (30/07), dizendo que, se Lula ganhasse as eleições, transformariam os clubes de tiro em bibliotecas, como uma ameaça.
numero:✓ Lenine e Bruno Giorgi, pai e filho, se encontram no palco do Circo Voador, na Lapa, para lançar “Rizoma”, show com as músicas mais marcantes do compositor pernambucano. Juliana Linhares abre a noite, que também tem som do DJ Lencinho. No sábado (02/07), a partir das 20h.
numero:✓ A partir desta sexta (01/07) até o fim de julho, o Rio será a capital mundial da harpa, com o “XVII RioHarpFestival”, com a participação de 150 músicos, sendo quase 30 harpistas de 20 países, no CCBB, no Centro. A programação está aqui.
numero:✓ O festival “TriboQ”, em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT+, vai deixar a Praça Mauá mais colorida até domingo (03/07). No sábado, shows de Kibba (17h), Lia Clark (19h), Majur (20h30) e do bloco O Baile Todo (22h); no dia seguinte, Filhos de Gandhi (17h), Maria Gadu (18h30), TriboQ (20h30) e Rebecca (22h).
numero:✓ Até domingo (03/07), tem também a 12ª edição do Festival de Teatro Universitário (Festu), no Teatro João Caetano, com 18 esquetes criados por companhias universitárias que participam de uma mostra competitiva (com Samantha Schmütz no júri), além de espetáculos vencedores de edições passadas. Festa sábado e domingo do lado de fora do teatro, com o bloco Filhes da Martins e DJ Jojo Rodrigues, a partir da meia-noite e, no domingo, DJ Caio Bucker e a DJ Tatah Toscano. Programação aqui.
numero:✓ O cantor e compositor Pedro Miranda faz uma espécie de “domingo no parque”, no Parque da Cidade, na Gávea, domingo (03/07), a partir das 11h, com entrada custo zero e cachê no chapéu.
numero:✓ Nos palcos, Miguel Falabella dirige e estrela, com Danielle Winits, a comédia “A mentira”, do francês Florian Zeller, que propõem uma reflexão sobre os limites da lealdade nas relações, sábado e domingo (02 e 03/07), às 21h e 18h, no Teatro Claro, em Copacabana. Eles vivem um casal que entra em conflito depois de a personagem de Winits descobrir que o marido de sua melhor amiga (casal interpretado por Frederico Reuter e Alessandra Verney) está saindo com outra mulher e ter de decidir se conta ou não o que sabe.
numero:✓ Fábio Porchat estreia com seu “Histórias do Porchat”, contando sobre situações que viveu durante viagens, desde uma massagem que deu errado na Índia, até o ataque de um hipopótamo na África e uma dor de barriga no Nepal. No Teatro Casa Grande, no Leblon, sábado e domingo (02 e 03/07), às 20h e 19h. Informações no 2511-0800.
numero:✓ Depois de passar por oito cidades, “A Tropa”, espetáculo com Otávio Augusto, 55 anos de carreira, volta ao Rio em nova temporada, no Teatro PetraGold, no Leblon, sexta (01/07), às 20h30. No texto de Gustavo Pinheiro e direção de César Augusto, ele vive um ex-militar viúvo no leito de um hospital que, sob os cuidados de quatro filhos, descortina as mazelas sociopolíticas e as contradições ideológicas do Brasil.
numero:✓ Aos que não perdem um bom teatro: ainda tem ingresso para “O espectador”, com Marieta Severo, Andréa Beltrão, Renata Sorrah e Ana Baird, no Teatro Poeira, em Botafogo, sábado e domingo (02 e 03/07), às 21h e 19h. O espetáculo é baseado na obra do romeno Matèi Visniec, sob direção de Enrique Diaz e Márcio Abreu. Elas se revezam em personagens como advogados de acusação e defesa, juízes e testemunhas para julgar um réu que não sabe do que está sendo acusado.
numero:✓ Bora de mostra, que tem coisa boa. A exposição “Portinari raros” é a chance de conhecer outro lado do artista modernista, através de trabalhos inéditos ou pouco conhecidos, como publicamos aqui, no CCBB, que também recebe, a partir de sábado (02/07), a exposição fotográfica “Por uma longa estrada de areia – La lunga strada di sabbia”, em homenagem ao centenário do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Agendamento pelo site Eventim.
numero:✓ Nos telões, entre as novidades da semana, a franquia queridinha do público infantil “Meu malvado favorito” ganha um novo longa para contar a história do supervilão Gru em “Minions 2 — A origem de Gru”. Além da animação, o drama “As verdades”, com Lázaro Ramos, Thomas Aquino e Bianca Bin, e o vencedor do Festival de Gramado “Carro rei”. Outros filmes em cartaz, gêneros, salas e horários, clique aqui.
numero:✓ Se existe uma nova mídia que tem tirado o sono de muita gente, é o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, do repórter Chico Felitti, da Folha de S. Paulo – o programa é assunto em todos os lugares. A história acompanha os relatos do crime cometido há 20 anos pelo casal brasileiro Margarida e Renê Bonetti, que mantinham uma funcionária em serviço análogo à escravidão, nos EUA. Hoje, Margarida vive numa casa decadente em Higienópolis, em SP. Pelo sucesso do programa, que está no 4º episódio, as pessoas têm pirado e feito turismo na redondeza da casa.
numero:✓ Para refletir: “Se estiver passando pelo inferno, continue caminhando”, do ex-primeiro ministro da Inglaterra Winston Churchill