O Morro da Providência, no Centro, — aquele que ficou famoso mundialmente quando Madonna visitou, em 2017, e posou ao lado de um policial fardado — acaba de ganhar o projeto “Casa Carioca”, da Prefeitura, nesta quinta (28/07), parte do programa Favela com Dignidade, que vai fazer melhorias em 300 casas até 2024.
Além disso, no sábado (30/07), acontece o evento “Galeria Providência”, a partir das 9h, com inauguração de um anfiteatro, pintura da fachada das casas, além de atrações ligadas às artes, música, meio ambiente e educação, com o tema “Bora dar um levante na JAVA?”, uma região que fica em cima do túnel João Ricardo, um dos principais acessos ao Morro. “O espaço já foi usado para descarte de lixo e atualmente o mato alto domina o terreno, tornando o local propício para foco de doença e violência, mas vamos ajudar a mudar esse cenário com nosso levante”, diz o pessoal da Galeria Providência. Inscrições para visitas aqui.
A Prefeitura vai requalificar 120 casas até o fim deste ano e mais 180 até 2024, para melhorar a qualidade de vida dos moradores, com a abertura de janelas para maior circulação de ar, instalações sanitárias, troca de telhados e adaptações para acessibilidade. Assistentes sociais fizeram uma visita às candidatas e depois foram vistoriadas por arquitetos, técnicos e engenheiros contratados pela Secretaria de Ação Comunitária. As prioridades são para famílias com mulheres como chefes; com idosos; com pessoas com deficiência; com portadores de doenças graves; e com maior número de moradores.
Foto: Bert