O americano James Benning vem ao Rio para dar um aulão de graça no Sesc Copacabana, neste sábado (09/07), a partir das 13h. Ele é considerado o maior nome do cinema experimental contemporâneo e uma das maiores referências do chamado cinema estrutural e vai falar exatamente sobre isso, com tradução simultânea. Inscrições neste link.
Prestes a completar 80 anos, James é uma das atrações da 6ª edição do “Festival Ecrã”, que começou no dia 1º de julho e segue até domingo (10/07), onde lança o “Os Estados Unidos da América”, um estudo de observação através de paisagens da Califórnia.
O evento, com mais de 100 filmes em sessões nas salas da Cinemateca do MAM e do Estação Botafogo, é focado em filmes que rompem os limites de uma linguagem mais convencional. Quem perdeu o presencial, tem a chance de aproveitar no online entre 16 e 24 de julho. Na programçaão, exibições especiais, como o programa Mestres do Cinema Brasileiro, com filmes raros de nomes como Neville D’Almeida, Helena Ignez, Helena Solberg, André Parente, entre outros.