Uma rua entre a Comunidade Terreirão e a praia da Macumba, Recreio e Barra, conhecida pelos moradores como “8W” e “Rua do surf”, vai ser transformada em galeria de arte. A ONG Onda Carioca, que tem sede na rua e atua desde 2011, conhece o potencial turístico da região — a comunidade ‘8W’ foi, por anos, o endereço de alguns surfistas que migravam do Nordeste em busca ascendência profissional no surfe — e criou o projeto “Galeria 8W”, com grafiteiros neste domingo (24/07), para um dia inteiro de arte em fachadas e muros das casas da rua com as temáticas surfe, meio ambiente e resgate histórico da área, uma vez que o local fica próximo ao Morro do Rangel, monumento natural e sítio arqueológico protegido por lei.
A expectativa é cobrir mais de 2 mil metros quadrados. “Percebemos a enorme vocação turística do local, apesar do seu total abandono e dos muitos problemas estruturais. A ‘8W’ tem praia, surf, parapente, cultura, floresta, trilha, fauna e flora riquíssimas, fácil acesso, é da paz, ou seja, tem tudo para ser um lugar referência”, explica Julio Cesar Ribeiro da Costa, advogado, fundador da Onda Carioca.
A ideia é que mais ou menos 30 artistas participem do projeto, sob a coordenação de Acme (Carlos Esquivel), um dos pioneiros e referência carioca no grafite. No dia, vai ter programação de atividades, como limpeza da área, plantio de mudas nativas e instalação de placas de sinalização no Morro do Rangel e uma edição especial da “Roda Cultural do Terreirão”, com cinema, batalhas de MCs e DJs.
Uma equipe começou a trabalhar desde meados de junho para reformar fachadas e muros, muitos em pandarecos, e deixar tudo pronto pra receber as artes — são 14 muros e fachadas de casas. O projeto também pretende registrar o processo em foto e vídeo como uma espécie de antes e depois para dar exemplo a outros lugares.