Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, chega ao Rio, neste sábado (02/07), e vai direto encontrar Eduardo Paes, às 11h30, na Orla Conde, em evento de revelação da Placa Alusiva ao Centenário da 1° Travessia Aérea do Atlântico Sul pela Expedição Lusitânia. Espera-se, no percurso, não preste toda a atenção às ruas, ou pode não lhe sair da memória, nesta fase meio pós-pandemia.
O presidente vai ser recebido também pela comunidade portuguesa do Rio, no consulado, em Botafogo. Ainda no sábado, segue para São Paulo, onde participa da abertura oficial da 26.ª Bienal Internacional do Livro, que, nesta edição, tem Portugal como país homenageado. Depois, segue para encontro com Lula e Michel Temer (03/07). Estava agendanda também uma reunião com Bolsonaro, desmarcada depois de o presidente brasileiro saber do seu encontro com o petista.
Marcelo é conhecido em seus país pela simpatia, por estar em todo lugar, sem ligar tanto assim para os protocolos do cargo, tornando-se figura presente nas ruas e praias — ou seja, a personalidade é muito parecida com o jeito do prefeito carioca.