Se você ainda pensa em surpreender no Dia dos Namorados, que tal uma lembrancinha, digamos, mais original? O músico Lúcio Zandonadi, que tem como passatempo e segunda profissão o crochê, produziu pênis de lã. A ideia de confeccionar pingolins veio em 2019, quando foi convidado a participar de uma campanha para o “Novembro Azul”, sobre saúde masculina, com outros artesãos. “Vi que teve engajamento e coloquei à venda. Me surpreendi com a procura”, diz Lúcio, que é marido do ator Luis Lobianco, o maior garoto-propaganda da marca “Crochê do Lúcio”.
Voltou a fazê-los agora, coincidentemente, para o Dia dos Namorados e em meio à polêmica da La Putaria, em Ipanema, loja de crepes e waffles em formatos de pênis e xoxotas, que está com os letreiros tapados (o nome da loja e no outro, uma ilustração de um pênis estilizado entrelaçado a um coração) por ordem do Ministério da Justiça, depois de uma reclamação da associação de moradores do bairro. “Isso é um retrocesso! Os órgãos genitais são estigmatizados na nossa sociedade, mas há lugares em que sua representação é naturalizada, como no Japão, onde há um ‘festival anual do pênis’”, explica Lúcio.
Acredita que esse “encaretamento” seja passageiro ou sempre foi assim? “Eu quero acreditar que seja passageiro, que vamos voltar a valorizar a educação, a cultura e a ciência; que professores, jornalistas – e artesãos, por que não? – voltarão a ser reverenciados pelo seu papel. Fazer objetos representando órgãos sexuais chega a ser ingênuo até, a perversão está no olho de quem vê. Sempre”.
Aos interessados, as pirocas de crochê não servem para “encasacar” neste frio, hein! Mas é um presente sugestivo: tem 16 cm de comprimento e 10cm de largura. Informações no Instagram @crochedolucio.