numero:✓ Sexo, controle remoto e séries. Não é melhor do que esbarrar em criaturas que a gente tinha esquecido de como eram falsas? Rsrsrs.
numero:✓ Você já viu Seinfeld, claro! Zero problema, pode recomeçar. São nove temporadas na Netflix; a gente já esqueceu as primeiras. Gravadas entre 1989 e 1998, a produção de Jerry Seinfeld segue maravilhosa até hoje.
numero:✓ Não podemos reclamar: só se fala no Brasil no exterior. Vamos esquecer isso no bar? Que tal o Vian, em Ipanema, com alta coquetelaria? Aceite as dicas do bartender Frederico Viana, sócio da casa, com sua mulher, Zu Moraes. Não existe carta fixa, mas os clássicos estão lá, na Rua Paul Redfern, 32. Se você não bebe, vaza, para não ocupar o lugar de quem bebe — não dá, né?
numero:✓ O feriado é estendido no Rio, cheio de rolés culturais para aproveitar ao máximo até que a temperatura e o clima caiam novamente, no fim da tarde de sábado (18/06). Até lá, se joga nos shows, exposições, feirinha e teatro, além da turistada (a ocupação hoteleira é de 85%), ou seja, novidade na área — fique ligado nos apps de paquera!
numero:✓ Também fique ligado no aumento da taxa da covid e tente se prevenir como puder.
numero:✓ Quer apostar que vai ter fila na porta? Marcelo Serrado e o “Conexão Rio” no show “Sinatra a Wando e outras bossas”, no Manouche, no Jardim Botânico, neste sábado (18/06), às 21h. O repertório é baseado no que o ator escutou em sua casa e na vida. O Conexão é formado por André Cechinel (piano), Fernando Barroso (baixo), Fernando Clark (guitarra) e Zé Mário (bateria). Ingressos no site.
numero:✓ Do @Ocriador: “Para que procurar uma civilização abandonada no subterrâneo da Amazônia? Já tem uma civilização abandonada na superfície do país inteiro…”. Sobre a notícia falsa da existência de uma cidade chamada Ratanabá, perdida na Amazônia.
numero:✓ O quarteto Barcelona Clarinet Players, com Manuel Martínez Mínguez, Javier Vilaplana Gonzalez, Martí Guastevi Olives e Alejandro Castillo Veja, toca com a Orquestra de Sopros da UFRJ, sob a regência do maestro Marcelo Jardim com obras de Edmundo Villani-Cortes, Ronaldo Miranda e outros, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, domingo (19/06), às 11h.
numero:✓ Que prazeres você vem sacrificando? Vamos começar com os simplezinhos? Uma pizza, um hambúrguer, um milk shake e um dry martini!
numero:✓ Maria Bethânia faz show da turnê “Fevereiros”, no Vivo Rio, sábado (18/06), às 21h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “A gente sabe que o Brasil nunca foi bom, que aqui acontecem coisas terríveis, inexplicáveis, que nossa saudade pátria é de um País que nunca existiu, mas só de vez em quando, como agora, bate uma vergonha danada de ser brasileiro.”
numero:✓ De alternativo, temos as bandas O Grilo e Daparte, de SP e BH, na lona do Circo Voador, na Lapa, com abertura de Aquino e Orquestra Invisível, no sábado (18/06), às 22h.
numero:✓ Dilemas da vida moderna: “Claro que eu posso fazer, tenho um horário livre entre meia-noite e 6 da manhã”.
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Brasileira faz o 2º programa da Série Músicos da OSB, com os percussionistas Fernanda Kremer e Rodrigo Foti à frente da orquestra, como solistas, com regência do maestro português Pedro Carneiro, na Cidade das Artes, na Barra, sábado e domingo (18 e 19/06), às 19h e 11h.
numero:✓ Dilemas do frio: “Roupa já está há três dias no varal e eu não sei se está úmida ou gelada. Vai continuar lá.”
numero:✓ Júlia Lemmertz e Vladimir Brichta, no palco, não é a toda hora. O espetáculo “Tudo”, com três fábulas morais – como as de Esopo, mas sem animais –, está no Teatro Sesi Firjan, no Centro, sábado e domingo (18 e 19/06), às 18h, texto do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd e direção de Guilherme Weber. Ingressos aqui.
numero:✓ A Qualistage, na Barra, recebe o “Queen Experience in Concert”, no sábado (18 /06), às 21h, com os grandes hits do Queen com direção do maestro Eduardo Pereira, orquestra que se junta aos músicos André Abreu, que incorpora Freddie Mercury, Danilo Toledo (guitarra), Fábio del Popolo (baixo) e Guga Teixeira (bateria). Ingressos aqui.
numero:✓ De arte, a exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova arte chinesa e brasileira” está em cartaz no Centro Cultural Correios, com curadoria de Clay d’Paula, e trabalhos de nomes de destaque da China, como Angel HUI Hoi Kiu e Sun Xun, e do Brasil, incluindo Christus Nóbrega e Dulce Schuck Schunck.
numero:✓ No mesmo CCC, “Janelas Indiscretas, eu vejo o que você vê?”, ocupação fotográfica de Marilou Winograd, resultado de uma investigação que começou durante a pandemia e levou 18 meses, com curadoria de Alexandre Murucci e produção de Carlos Bertão e Alê Teixeira. Sábado (18/06), de meio-dia às 19h.
numero:✓ No Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, a individual “Onde está o sujeito?”, do fotojornalista Rogério Reis, com Com curadoria de Evandro Salles, são 100 obras, entre fotos, ensaios, vídeos e objetos. Sábado e domingo (18 e 19/06), das 11h às 19h.
numero:✓ O Instituto Moreira Salles, na Gávea, continua em cartaz com “Constelação Clarice”, sobre o legado de Clarice Lispector, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Verônica Stigger. São 300 itens, entre manuscritos, fotos, pinturas, cartas, discos, reportagens e documentos.
numero:✓ O Museu de Arte do Rio inaugurou, nessa quinta (16/06), a mostra “Gira”, com 100 obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, livros, maquetes e instalações de Jarbas Lopes, com curadoria de Amanda Bonan e Marcelo Campos. Informações no 3031-2741.
numero:✓ Tempinho bom pra ir ao Jardim Botânico, no Museu do Meio Ambiente, para ver “Fluxo gênico”, mostra do artista Lucio Salvatore, marcando a reabertura do museu.
numero:✓ No cinema, pra levar as crianças é em “Lightyear”, da saga “Toy Story”, depois de ter sua estreia mundial banida em 14 países do Oriente Médio e da Ásia por incluir uma breve cena de beijo entre duas personagens femininas – nada melhor do que uma polêmica para fazer lotar as sessões, é ou não é? Outros lançamentos de destaque são “Aline – A voz do amor”, com Valérie Lemercier, que se inspira na vida de Céline Dion, e o nacional “A suspeita”, de Pedro Peregrino, estrelado por Glória Pires. Aqui, horários, salas e gêneros.
numero:✓ Se estiver pela região Portuária e o dia colaborar, vale uma volta na roda-gigante Rio Star, a maior de sua categoria na América Latina, com 88 metros de altura, num passeio de 18 minutos. Ingressos no site.
numero:✓ Não tem fogueira nem quentão, mas, até o fim de junho, o bar Mãe Joana, em Botafogo, ganhou decoração temática de festa junina e um cardápio com comidas típicas. Os tatuadores e body piercers do bar vão estar em atividade e, para cuidar da trilha sonora, além dos DJs residentes, tem programação de shows de Forró todos os sábados, às 17h. (Rua Rodrigo de Brito, 14 A).
numero:✓ O chef Pedro Benoliel criou um menu perfeito para um arraiá gourmet no Bosque Bar, no Jockey, na Gávea.
numero:✓ Para refletir: “É quando nos esquecemos de nós mesmos, que fazemos coisas que jamais serão esquecidas” (autor desconhecido).