Entre as sugestões de Eduardo Paes, apresentadas nesta quinta (02/06), com o boletim sobre a covid na cidade, está o uso de máscaras para idosos, estudantes e pessoas com comorbidades, mas é apenas uma recomendação. “Não vamos impor nenhuma medida restritiva. Entendemos que vivemos um outro momento, em que a maioria das pessoas está vacinada. Mas apelamos para quem ainda não tomou a vacina que, por favor, se dirija a uma unidade de saúde do município e tome a vacina”, disse Paes, em encontro no Centro de Operações Rio (COR).
Embora, nas últimas oito semanas, tenha havido um aumento do número de casos confirmados da doença, o índice é ainda muito inferior ao observado em janeiro — de 9 a 15 chegaram a ser confirmados quase 184 mil casos, contra os 5 mil entre 22 e 28 de maio. “O aumento de casos neste momento já era esperado. A Secretaria de Saúde se preparou para isso. Temos hoje em estoque um milhão de testes e estamos reforçando as equipes”, disse Rodrigo Prado, secretário de Saúde.
No momento, há 69 pacientes internados com covid, o que representa 1% de todas as pessoas hospitalizadas na rede SUS, concentrados no Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz e no Hospital Universitário Pedro Ernesto.
Neste sábado (04/06), quando é encerrada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, será o dia D de vacinação, com permissão de aplicação da vacina da gripe em todas as pessoas, a partir de seis meses de vida, em mais de 450 pontos de vacinação (rio.rj.gov.br/web/sms).