A empresária Alessandra Sampaio, a Danda, mulher do jornalista Dom Phillips, sumido na Amazônia, com o indigenista Bruno Pereira, desde o domingo (05/06), tem sido uma voz essencial na cobrança às autoridades por um reforço nas buscas na região do Vale do Javari.
A pedido, Danda enviou um vídeo à coluna, em mais um dos esforços para localizar o marido, com quem é casada há 10 anos e moram em Salvador desde 2021. “Já existe uma mobilização, mas estamos pedindo uma maior intensificação nas buscas; a floresta é um lugar complicado de conflitos. Se eles ainda estiverem vivos, cada vez que o tempo passa, fica mais difícil encontrá-los. O que pedimos é que aumentem o raio de busca porque não temos ideia de onde eles estejam. Faço mais um apelo ao Governo Federal e a todas as organizações. Falo como leiga, mas acredito que, se as equipes forem maiores, eles teriam mais chances. A gente só quer encontrá-los.” Aos brasileiros, orações em dobro, por eles e pela imagem do Brasil.
Nessa segunda (06/06), Sîan Phillips, irmã de Dom, também gravou um vídeo cobrando urgência das autoridades. Nesta terça (07/06), as buscas são feitas pela Marinha do Brasil, com o apoio de um helicóptero, duas embarcações e uma moto aquática.
O jornalista britânico, veterano na cobertura internacional, já foi colaborador dos jornais ” Washington Post”, “The New York Times” e “Financial Times”, e está no Brasil há 15 anos. Atualmente estava escrevendo um livro sobre conservação na Amazônia. No ano passado, ele recebeu uma bolsa da Alicia Patterson Foundation como parte do projeto “Como salvar a Amazônia?”, que selecionou nove jornalistas que se dedicam ao tema.
O apelo de Alessandra Sampaio: