Mariana Camardelli, terapeuta e educadora parental, fundadora do perfil @somos.madrastas, com quase 50 mil seguidores, para desconstruir o estereótipo do significado da palavra madrasta, criou um abaixo-assinado para mudar o significado antiquado nos dicionários Oxford e Michaelis (editora Melhoramentos). “Um em cada três casamentos termina em divórcio; desses casais separados, muitos têm filhos. Quando se casam novamente, padrastos e madrastas assumem papéis nas famílias. Mas por que ainda temos tanto preconceito com madrastas? Começar com ‘má’ não pode ser um bom motivo, senão, madrinha também deveria ser algo associado a maldade. Chega desse estereótipo! Os dicionários precisam acabar com essa linguagem figurada — que não presta serviço algum à sociedade — além de machucar mulheres que cuidam diariamente de filhos que não nasceram de suas barrigas”, diz Mariana.
O Oxford Languages (parceira do Google Brasil para dicionários) respondeu à petição, dizendo que eles estão trabalhando com colegas do Google para fazer algumas alterações na maneira como a definição é exibida nos resultados da busca, para tornar o contexto e uso mais claros.
A Melhoramentos também publicou nota prometendo reavaliar a definição. “Estamos consultando uma equipe de lexicógrafas (que elaboram dicionários) para uma revisão no verbete, o que exige tempo e uma pesquisa acurada. Logo seja possível, teremos a definição de ‘madrasta’ atualizada, seja ela com exclusão ou inclusão de expressões utilizadas atualmente”.
Mariana, mãe da Flora e Martim e madrasta do Augusto e do Vicente, ainda diz que as definições de padrasto são neutras – “homem em relação aos filhos anteriores da mulher com quem passa a constituir sociedade conjugal” – mas olha só as de madrasta:
1. Mulher em relação aos filhos anteriores da pessoa com quem passa a constituir sociedade conjugal.
2. Pejorativo-figurado (sentido): diz-se de mulher má, incapaz de sentimentos afetuosos e amigáveis.
“tem mãe que é m.”
3. Por extensão: aquilo de que provêm vexames e dissabores em vez de proteção e carinho. “O destino será uma m. para aqueles que lhe oferecerem resistência”.