Depois de temporada no Brasil e Portugal, com Marília Pêra, em 2012, a atriz Totia Meireles traz de volta aos palcos o musical “Herivelto como conheci”, no ano de comemoração aos 110 anos de Herivelto Martins, que estreou nessa quarta (18/05), no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.
O espetáculo teve como base o livro de Cacau Hygino e Yaçanã Martins, lançado em 2010, adaptado para o teatro dois anos depois, especialmente para Marília Pêra.
A direção é de Claudia Netto e é contada e cantada em prosa e verso, com detalhes do romance entre o músico e compositor Herivelto Martins e sua segunda mulher, Lurdes Torelly, depois de se separar de Dalva de Oliveira (com quem formou o Trio de Ouro), através de cartas e telegramas trocados entre os dois entre 1947 e 1949. Yaçanã, filha de Lurdes, achou uma mala com bilhetes da mãe, de onde se originou o livro. Herivelto e Lurdes foram casados durante 43 anos.
A atriz Irene Ravache foi convidada para abrir o espetáculo, contando um pouco da história de Herivelto, pra dar um clima máximo de emoção. E conseguiu. “Hoje, não temos só uma estreia, temos três: a da peça, da Totia num solo, e da Totia como produtora. Então, esta noite tem que ser triplicada de carinho porque, quando uma artista como a Totia se dispõe, além de ser atriz e cantora, a ser produtora, é um esforço extraordinário, principalmente quando não temos muita ajuda na cultura. Então peço, como admiradora, que haja muito acarinho”, disse Irene, acatada pela plateia. Um dos detalhes de bastidor é que Herivelto tinha dois violões inseparáveis — um deles está no Instituto Cravo Albin e o outro, com Yaçanã, que o cedeu para o espetáculo.