Pesquisa do Fecomércio (IFec RJ), com 613 pessoas, mostra que 49,6% dos consumidores pretendem presentear alguém nesta Páscoa, enquanto 50,4% disseram que não — ano passado, 59,6% disseram que pretendiam presentear alguém. Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, os ovos estão até 40% mais caros do que em 2021, com isso os supermercados estão apostando em caixas de bombom e versões menores.
Mesmo assim, ainda pela Fecomércio, o gasto médio com presentes vai ficar mais ou menos em R$ 120 (R$11 a mais do que o mesmo período de 2021), e a movimentação financeira no estado será de R$ 459 milhões, acima dos R$ 435 milhões do ano passado. “A economia circular está ligeiramente acima do ano passado, apesar do percentual de pessoas que vai comprar ser menor do que em 2021, mas é porque os valores de compra aumentaram”, explica João Gomes, diretor do IFec RJ.
Mesmo a preço de ouro, os ovos são os preferidos dos consumidores (56,3%), seguido dos bombons (43,8%) e das barras de chocolate (41,4%).