Com a Concha Acústica Marielle Franco lotada, o reitor da UERJ, Ricardo Lodi, comunicou oficialmente seu afastamento do cargo, nesta quarta (30/03), durante o “Encontro Internacional Democracia e Igualdade”. Lodi, que foi advogado de Dilma Rousseff (que estava lá) no processo de impeachment, em 2016, e se filiou ao PT ano passado. O anúncio foi para as 10 mil pessoas, entre estudantes, professores, representantes de sindicatos e partidos políticos que acompanhavam a palestra de Lula sobre “O futuro da América Latina”.
Durante o discurso, Lodi lembrou dos avanços em dois anos e três meses de gestão, apesar das dificuldades da pandemia, quando a Uerj se tornou referência através do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) no tratamento da covid, na Policlínica Piquet Carneiro (PPC), que fez mais de 80 mil testagens, e do Posto de Vacinação do Maracanã, que vacinou mais ou menos 85 mil pessoas.
A Uerj também criou várias ações para evitar a evasão nesse período, como o Plano de Inclusão Digital, com 10 mil tablets e 12 mil pacotes de dados para os alunos cotistas, auxílio alimentação, transporte, creche, material didático, uniforme e moradia. “É preciso institucionalizar as conquistas da UERJ e levá-las a todas as universidades e escolas do Brasil, para fazer da educação, da ciência e tecnologia e da saúde pública prioridades do governo do nosso país”, concluiu Lodi.