Quando falamos sobre planejamento financeiro, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que o assunto será somente sobre dinheiro: gastar menos do que ganha e investir para o futuro.
No entanto,, na verdade, não é apenas matemática! Planejamento financeiro é muito mais do que isso: é sobre a vida, viver com tranquilidade
As pessoas têm emoções, e planejamento financeiro é sobre pessoas. É também sobre agir, tomar atitudes, e não apenas saber o que deve ser feito. É claro que as pessoas sabem que devem gastar menos do que gastam e investir, mas nem sempre é tão fácil agir da melhor maneira.
Claro que também falamos sobre dinheiro, porém é muito mais sobre os sonhos, ter mais segurança, menos estresse e mais realizações.
Além disso, planejamento financeiro é também sobre correr menos riscos, pagar menos custos e impostos, organizar as finanças para o futuro e deixar os herdeiros mais protegidos.
Neste momento de pandemia pelo qual estamos passando, ficou ainda mais clara a importância de organizar e cuidar das finanças! Quando as pessoas não cuidam das finanças, o dinheiro passa a ser uma preocupação.
Então, a ideia é, precisamente, dedicar, alguns momentos por semana, a cuidar do dinheiro, e não precisar mais se preocupar a todo o momento com isso.
Não aprendemos sobre isso na escola; muitas vezes, nem em casa. Por isso, muitos têm dificuldades em lidar com suas finanças. Então, eu não canso de repetir que, no limite, todos deveriam passar por um processo de planejamento financeiro.
Quando passamos a cuidar das finanças, tendemos a nos preocupar menos com as contas e com os boletos, pois sabemos que está tudo planejado, organizado. Começamos a direcionar nossos esforços (e recursos) para o que realmente importa; assim, podemos ser mais felizes, mais completos. Dessa forma, evitaremos os problemas do endividamento e alcançaremos nossos objetivos de vida.
Nada como ter a tranquilidade das finanças em dia!