Leandro Crespo, chefe de cirurgia do Hospital Icaraí, em Niterói, vai receber a Comenda Evandro Freire, do Conselho Regional de Medicina (CREMERJ), no dia 23 de fevereiro.
O cirurgião ficou conhecido no dia 28 de janeiro, quando deu atendimento imediato a Nicole, a menina de 8 anos atacada por um tubarão, em Fernando de Noronha, com ferimentos na perna direita. Com a ajuda de mais dois médicos, Leandro fez um garrote e estancou o sangue da criança e continuou o atendimento no hospital de Fernando de Noronha (São Lucas), com ajuda de uma equipe que salvou sua vida em cinco horas de cirurgia. A menina teve a perna amputada e está atualmente em São Paulo, onde segue sob observação. Crespo é de Itaperuna, interior do estado do Rio e, há 10 anos, é um dos profissionais do Hospital Icaraí. Ele estava de férias na ilha pernambucana: “Não existe dia nem hora para exercer essa profissão”, diz.
A homenagem é para médicos que se destacam na profissão e tem o nome de um dos maiores especialistas em trauma no Brasil, Evandro Costa da Silva Freire (1931-2011), autor do livro “Trauma”, uma referência.