Não tem carnaval de rua, e o da Sapucaí foi adiado, mas o povo do samba está frenético, naquele clima de cerveja, suor, música e encontros. Na tarde desta terça (25/01), Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, Moacyr Luz, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Teresa Cristina, Grupo Sereno e Rafaela Bastos, musa da Mangueira, se encontraram no Da Pedra, bar de Luíza Souza, na Pedra do Sal, Região Portuária, para a gravação do programa “A Roda”, do jornalista Chico Regueira, para uma edição especial durante a programação de carnaval da TV Globo. O historiador Luiz Antônio Simas vai ser o comentarista. Claro, todos fizeram o exame da covid antes.
O programa, criado em 2018, percorre as favelas e conta histórias de moradores — que batem papo formando um círculo —, no caso da turma do samba, é a própria roda.
Quanto ao carnaval em abril, começando no dia 21, Simas voltou a comentar: “Continuo achando que a condução do adiamento do carnaval foi péssima. Ao debochar de uma colocação que fiz, o prefeito Eduardo Paes pediu ‘sugestões’. Eu acho que deveríamos pensar em transferir o feriado de Tiradentes para segunda, dia 24, e fazer os desfiles domingo e segunda, com ponto facultativo na terça. Diminuiria problemas de logística com a festa de São Jorge (de 22 para o 23 de abril, tanto na Matriz de Quintino quanto na Igreja de São Gonçalo Garcia, no Campo de Santana) e não prejudicaria os muitos trabalhadores do carnaval que ralam no eixo Rio/São Paulo. Para situações excepcionais, medidas excepcionais. E reitero que, depois de ler e reler, continuo achando a nota do comitê científico um absurdo completo. Sendo intransferível o feriado de Tiradentes, que se crie um feriado extra na segunda, em homenagem a Pixinguinha, que nasceu em 23 de abril”.
A turma aquecendo com a música “Samba Ioio”, de Jorge Aragão:
Olha a turma aquecendo as turbinas. O negócio vai ser sério. pic.twitter.com/4nU3p6GR6d
— LUIZ ANTONIO SIMAS (@simas_luiz) January 25, 2022