Pode parecer incrível, mas já estamos no último mês do ano! E nada melhor do que lembrarmos aqui de algumas orientações de como se organizar melhor para fechar o ano no azul e começar um ano novo sem aperto financeiro.
Em minha longa trajetória de 10 anos de caminhada, atendendo clientes para auxiliá-los em suas finanças pessoais, vejo que a falta de organização financeira vale tanto para aqueles que ainda estão no começo de carreira quanto para os que já estão beirando a aposentadoria. Do mesmo modo, ela vale para os menos e para os mais abastados também: todos devem lembrar que até Michael Jackson morreu endividado!
Infelizmente, a maioria de nós não aprendeu educação financeira na escola e muito menos em casa. Com isso, não saber cuidar das finanças acaba sendo a realidade de muitos por aqui.
Vamos então ao que interessa, listando algumas ações que podem mudar esse jogo:
1 — Guarde o 13º para as contas do início do ano que vem.
A primeira parte do 13º salário já foi paga e, em breve, muitos receberão a segunda parte. É verdade que esta de agora é sempre menor, pois é dela que são descontados os impostos e tal. Então, aproveite e guarde essa grana extra para as contas do início do ano que vem, desde o cartão de crédito das compras de Natal e viagem de fim de ano até o material escolar das crianças, IPTU e IPVA.
2 — Faça um aporte no PGBL para ter um benefício fiscal.
Isso mesmo! Se você faz a declaração do seu IR pelo modelo completo, faça as contas de quanto recebeu de renda tributável bruta, como salários, férias, aluguéis, pensão, aposentadoria etc. e aporte 12% desse montante em um PGBL para pagar menos imposto de renda ou ter uma restituição maior!
Mas lembre-se de que tanto o 13º quanto a PLR não entram nessa conta da renda tributável, hein! E outra coisa: para ter direito ao benefício fiscal, é preciso ser contribuinte ou beneficiário do INSS ou do Regime Próprio da Previdência.
3 — Faça seu orçamento para o ano que vem.
Aproveite agora o fim do ano e já organize seu orçamento para o ano que está chegando. Sei que isso é chato e dá a maior preguiça, mas nada melhor do que o planejamento para organizar as finanças! E tem coisa que é chata, mas temos que fazer também, né?!
Do mesmo modo que devemos comer de forma saudável, fazer exercícios e exames regulares para termos uma boa saúde física, precisamos organizar nossas contas para termos uma boa saúde financeira também!
4 — Agende uma aplicação automática.
Por fim, para fechar, não se esqueça de agendar, hoje mesmo, uma aplicação automática, no dia do recebimento do seu salário, para já ir fazendo uma reserva de emergências, ou, se já tiver a sua, para ir fazendo o seu pé-de-meia para seus objetivos de médio prazo ou para a sua aposentadoria.
Tenho certeza de que, com essas quatro ações, vocês vão fechar o ano no azul e estarão superpreparados para começar (financeiramente) bem o ano de 2022!