Um dos destaques do livro “Rio-Casas & Prédios Antigos Volume I”, escrito por mim em 2015, é a casa de pedra na Rua Redentor, nº 64, em Ipanema.
A visitação vai até o dia 28 de dezembro e pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 19h (aos sábados eles fecham às 17h).
Um pouco da história do imóvel.
Foi construído na década de 1930, possui dois andares e 250 m2. Na parte de baixo, encontramos uma ampla sala (dividida em dois ambientes) e cozinha. Subindo uma escada em mármore, chegamos ao segundo piso, onde ficam: três quartos, banheiro e uma charmosa varanda virada para a rua.
A artista plástica Anna Maria Saraiva foi dona do imóvel por 60 anos. Seus pais compraram a casa quando ela era adolescente e lhe deram de presente de casamento depois de a festa ter acontecido no próprio local.
O imóvel, repleto de histórias, tem seis vitrais de Gastão Formenti (1894-1974) que dão uma luz toda especial ao seu interior totalmente preservado.
A proprietária nunca cedeu às propostas das construtoras, que ofereceram pequenas fortunas antes de o imóvel ser tombado – o máximo que ela fez foi alugar a casa por alguns anos. Uma das filhas, Lívia Mourão, esporadicamente aluga o espaço para eventos.
O livro “Rio-Casas & Prédios Antigos Volume I” continua à venda (R$ 110, buscando no Leblon, e R$ 130, recebendo pelos Correios). Informações no Instagram ou Facebook da Rio-Casas & Prédios Antigos.