numero:✓ Se tudo der certo pra você, fique em casa no fim de semana; assim, não vai precisar ver as ruas lotadas de sofrimentos. Está num grau em que a criatura sai e volta deprimida. Mesmo quem está num carro blindado até os dentes não fica impune — as sensações penetram.
numero:✓ E pode pegar o chapéu pra proteger esse rostinho do sol quente — não vai ter nuvens no sol carioca, neste fim de semana. Mergulho no mar? Só se desviando das algas!
numero:✓ Bora de showzin? Em três noites no Circo Voador (10, 11 e 12/12), na Lapa, o rapper BK canta músicas do disco “O líder em movimento”, a partir das 22h. Informações no 2533-0354.
numero:✓ De Tutty Vasques: “O Brasil mudou. O Rio, por exemplo, chama agora de ‘influenza’ o que antigamente era conhecido em todo o País como ‘gripe do caralho’ (ou ‘di fuder’, dependendo da região)”.
numero:✓ Que tal um musical? Tick, Tick… Boom! na Netflix, dirigido por Lin-Manuel Miranda em sua estreia na direção de longas, com Andrew Garfield.
numero:✓ Muita gente tem notado que o pós-pandemia deu uma turbinada naquele perfil de “pessoa GPS”, aquela que se acha.
numero:✓ Inaugurado esta semana, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), inaugura a exposição “Protagonismo: memória, orgulho e identidade”, com trabalhos de artistas como Nelson Sargento, Heitor dos Prazeres e Artedeft, na região da Pequena África, na Gamboa. O espaço ainda tem um acervo de 2,5 mil itens, entre pinturas, esculturas e fotografias. Sábado (11/12), a partir das 10h. Informações no site.
numero:✓ Do advogado Augusto de Arruda Botelho: “O juiz que indicou provas para o procurador e que prendeu o candidato que disputaria com o cara que ele foi ministro, agora vai no ato de filiação do mesmo procurador, que agora vai ser candidato pelo partido que o juiz se candidatará a Presidente. O Brasil nunca foi para amadores.”
numero:✓ “Espíritos sem nome” é o nome da mostra em cartaz no Instituto Moreira Salles, na Gávea, com mais de 320 itens em homenagem à obra e vida do fotógrafo Mario Cravo Neto, que morreu em 2009, aos 62 anos, no auge do reconhecimento internacional. Informações no 3284-7400.
numero:✓ Da educadora Lana de Holanda: “O Brasil é o único país onde hackers não são contra o governo. Pelo contrário, ao que tudo indica eles estão no governo.”
O “Festival do Rio” está de volta! A abertura aconteceu nessa quinta (09/12), no Cinépolis Lagoon, na Lagoa, mas está em vários cinemas, com 71 filmes. Aqui, a programação completa.
numero:✓ Do programador de web Jonathan Mello: “Os melhores hackers do mundo estão no Brasil, provavelmente em algum lugar como Araraquara, Poços de Caldas ou sei lá, Brasília…”
numero:✓ Depois da repercussão, várias pessoas foram ao Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, em Santa Teresa, para visitar e tirar fotos da Árvore de Natal feita com frascos vazios da vacina.
numero:✓ Aqui, algumas estreias no circuito comercial, como a nova versão do clássico “Amor, sublime amor”, que ganhou 10 Oscar em 1962, com direção de Steven Spielberg; “Não olhe para cima”, do ganhador do Oscar Adam McKay, com um elenco de respeito, incluindo Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep; e os brasileiros “Madalena”, que passou pelo Festival de Cinema de San Sebastián, e a ficção científica “Contos do amanhã”. Para salas, horários e gêneros, clique aqui!
numero:✓ O “Festeja”, com 12 horas de duração, reúne shows de Jorge & Mateus, Alok, Os Barões da Pisadinha, Ludmilla, Matheus & Kauan, May & Karen e DJ Camilla Brunetta, neste sábado (11/12), a partir das 16h, no Parque Olímpico, na Barra.
numero:✓ O “Festival Levada” comemora 10 anos com shows de Foli Griô Orquestra e Maglore, sexta e sábado (10 e 11/12), a partir das 19h30, no Teatro Rival, na Cinelândia. Informações 2249-4469.
numero:✓ Humberto Gessinger, ex-Engenheiros do Hawaii, apresenta seu 4º disco solo, “Não vejo a hora”, no Vivo Rio, sábado (11/12), às 21h. Informações no 2272-2901.
numero:✓ O Abstrai Ensemble toca obras de compositores como Alexandre Lunsqui, Anton Webern, Karlheinz Stockhausen e Acácio Piedade, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no sábado (11/12), às 19h. Informações no 2332-9223.
numero:✓ Uma seleção feminina de sambistas se encontra neste sábado (11/12), a partir das 14h, no Renascença Clube, no Andaraí, para participar do 4º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, que acontece simultaneamente em 27 cidades do País e tem Alcione como homenageada. Participações de Nilze Carvalho e Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela. Às 17h, as mais de mil mulheres que participam do evento Brasil afora cantam juntas o clássico “Não deixe o samba morrer”.
numero:✓ A 20ª edição da Bienal do Livro, no Riocentro, vai até este domingo (12/12), para todas as idades. Veja a programação aqui. Se você é daqueles que vão e gostam de mostrar que foram, existem muitos “fundos” instagramáveis, como a árvore que propõe “o que podemos fazer para tornar o mundo mais inclusivo” no Pavilhão Laranja; o astronauta do estande da Secretaria de Educação, também no Laranja; o arco-íris do espaço Intrínsecos, no Pavilhão Azul e a sala de espelhos, também no Azul.
numero:✓ Há vida literária também fora da Bienal do Livro: a jornalista Fernanda Côrtes lança “Estou triste. E agora?” (Casa Kids), seu primeiro livro dedicado a crianças, neste domingo (12/12), na livraria Argumento, no Leblon, às 17h.
numero:✓ Os autores André Carvalhal, Giovanna Nader, Yamê Reis e Fe Cortez vão lançar seus livros escritos durante a pandemia, no sábado (11/12), a partir das 14h, na Junta Local, a feirinha ao ar livre no Museu da República, no Catete. Às 15h, os quatro fazem uma rodada de bate-papo para falar sobre o movimento “Sonhar é Fazer”, criado por eles.
numero:✓ Tem Teresa Cristina nesta sexta (10/12), no Rio Gastronomia, no Jockey, na Gávea, às 20h. Além do show, a lista de atrações do evento é grande: encontros com chefs, filiais das melhores cozinhas, feiras de cachaça e de pequenos produtores, roda-gigante e mais e mais. O evento segue nos fins de semana até 19 de dezembro. Ingressos no site.
numero:✓ A peça “As meninas velhas”, com Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nádia Nardini e Sônia de Paula está em cartaz no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (11 e 12/12) às 21h e 19h.
numero:✓ “Pá de cal (Ray-lux)”, texto de Jô Bilac, está no CCBB, sábado e domingo (11 e 12/12), às 19h e 18h. A morte do caçula de uma família dividida provoca uma reunião em que apenas representantes da família aparecem. Informações no 3808-2020.
numero:✓ E se você agora estiver mais feliz que no ano que vem? Cruz credo!