A atriz Cristiane Machado e a modelo e ativista Luiza Brunet estarão na “4ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, neste domingo (05/12), a partir das 9h, no Aterro do Flamengo, em frente ao número 200. A ação vai acontecer também em mais de 40 cidades do País e no exterior. Trata-se de uma iniciativa do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, que tem à frente a advogada Marília Boldt, do Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Helena Trajano.
Luiza e Cristiane sofreram violência doméstica e denunciaram seus agressores, tornando-se as porta-vozes da causa, assim como a vereadora Luciara Amil, presidente da Procuradoria da Mulher das regiões Norte e Noroeste do estado, que também vai estar no evento. Várias associações, institutos e entidades confirmaram a caminhada carioca, com as pessoas vestidas de laranja, a cor dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Segundo a ONU, mais ou menos 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. “Durante a pandemia, a violência cresceu 20% nas cidades brasileiras — não podemos assistir a isso passivamente. Temos que mudar essa realidade urgentemente: é a união de toda a sociedade por uma causa global”, diz Trajano.
No dia seguinte à passeata, Brunet embarca para a Flórida e Nova York para atuar em projetos contra violência sobre a mulher. “Onde eu puder dar voz, estarei lá”, afirma.