O Rio vai ganhar um novo mural gigante na Zona Portuária, na Avenida Rodrigues Alves. Diferente do ano passado, quando a pandemia não deixou os cariocas assistirem à produção dos painéis na via, agora o “Rua Walls” vai fechar para uma fase-teste, no dia 12 de dezembro, com a presença do público para assistir aos grafiteiros, além de diversas atrações esportivas e culturais, como num parque urbano a céu aberto.
A primeira parte da pintura ocupa um galpão com as mesmas proporções do produzido por Kobra no Boulevard Olímpico: 150 metros x 18 metros. A expectativa de André Bretas, um dos idealizadores do projeto, é que o “Rua” se torne uma atração fixa. “Nosso projeto envolve arte, cultura e urbanismo tático, pensando a cidade no pós-pandemia. Queremos abrir as ruas, diminuir o fluxo de carros e devolver a cidade para o pedestre”, explicou Bretas.
Além dos murais da edição passada, o evento vai inaugurar 22 painéis intercalados em 1,5 km, do lado oposto da avenida, e passam a integrar o Museu de Arte Urbana do Porto, uma plataforma digital que mapeou os murais da região (maup.rio).