O duo carioca “Sangue Latino”, do escultor e saxofonista Edgar Duvivier e do violinista Dami Andres, foi convidado para tocar no International Mugam Center, em Baku, capital do Azerbaijão, sudoeste da Ásia, no dia 6 de dezembro. “Vamos levar um pouco da nossa música, ritmos latinos, samba, tango, choro, bossa, e interpretar músicas de Caetano Veloso, Baden Powell, Piazzolla, Ennio Morricone, Ernesto Nazareth”, diz Edgar.
O show “A night in Rio” vai ter um reforço de músicos locais e da cantora Diana Hajiyeva, que canta em português mesmo sem entender nada. “Foi um convite do produtor Cláudio Franco, que mora lá e me conheceu pela Internet quando produzia um festival de música latina. Fizemos algumas gravações virtuais e toquei com alguns músicos do Azerbaijão, sem nunca ter estado lá — tudo assim, pela mágica da tecnologia. Agora vamos pessoalmente”, conta Duvivier.
O Mugham Center tem três andares. A arquitetura é em forma de alcatrão, um instrumento tradicional usado para tocar mugham, o símbolo da cultura de lá, um tipo de música folclórica que une poesia clássica e improvisação.