numero:✓ Quem já reparou que qualquer festinha é praticamente uma epifania? A gente abraça apertado até quem achávamos que odiávamos antes da pandemia. Que tal?
numero:✓ Para sexta e sábado (26 e 27/11), às 22h, os ingressos para o Paralamas do Sucesso no Circo Voador estão esgotados. Ainda tem pra domingo (28/11), às 19h. Quem estiver pela Lapa, pode dar a sorte de algum desistente, enquanto isso, aproveitar os bares e a vida pulsante do bairro boêmio, mesmo do lado de fora das grades da lona, ouvindo os ecos da banda. Informações no 2533-0354.
numero:✓ Sobre o normal atual: a frase “estamos vivos” anda repetidíssima (ah, que péssimo!). Na mesma hora, a gente se lembra de alguém que tenha morrido pela covid. Não dá!
numero:✓ Do outro lado da cidade, outra banda oitentista, o Capital Inicial, faz show na Jeunesse Arena, na Barra, no sábado (27/11), a partir das 21h. Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Yves Passarel sobem ao palco com hits que marcaram a carreira. No show de abertura, a cantora, compositora e instrumentista carioca Mariana Volker. Ingressos no Eventim.
numero:✓ Ômicron é um dos nomes mais falados desta sexta. A 15ª letra do alfabeto grego veio com outro significado: “variante de preocupação”, classificação da OMS. Depois da notícia, Bolsonaro disse que não vai fechar fronteiras e que o brasileiro tem que aprender a conviver com o vírus. Isso, com fim de ano e carnaval vindo aí!
numero:✓ O brasileiro é afiado e já está a toda nas piadinhas: “Em termos de ‘nova onda’, a ômicron tem mais chances do que Moro”; “o mito é um prato cheio pra ômicron deitar e rolar”; “Ômicron passa muito uma vibe ‘vírus que vai destruir a humanidade e reiniciar o ciclo de vida da Terra”; “e eu pensando que ômicron fosse uma piada infame sobre o Macron!” e assim vai.
numero:✓ Em Copa, apresentação intimista de Maria Rita, no estilo voz e violão, com grandes sucessos da carreira e comemorando a volta aos eventos presenciais. No Teatro Claro Rio, sábado (27/11), às 21h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “As advertências dos sanitaristas, sobre cuidados que o Rio precisa tomar para evitar uma nova onda de covid depois das aglomerações no réveillon e carnava, deixaram o prefeito Eduardo Paes de saia-justa. Como recuar depois de avisar à população que ‘tá liberada a porra toda?’ Foda!”
numero:✓ O “Somamos Festival”, que promove a música independente, no Teatro Prudential, na Glória, tem shows de Marina Iris (sex), com intervalos do DJ Iuri; de Natasha Falcão e George Sauma (sáb), com intervalos do DJ Doni; e da Banda Biltre (dom) fechando o evento. Transmissão ao vivo pelo YouTube (/teatroprudential e /mixriofm).
numero:✓ Da jornalista Aline Ramos: “Precisamos de Black Friday de terapia, psiquiatra, remedinho pra cabeça, aula de meditação, conta de luz, gás, gasolina…”
numero:✓ Atenção: se não comprar nada, o desconto é maior!
numero:✓ Benito di Paula e Rodrigo Vellozo, pai e filho, fazem show para comemorar os 80 anos de Benito, no Vivo Rio, no Flamengo, no domingo (28/11), às 20h. Informações no 2272-2901.
numero:✓ Paris está lotada de brasileiros; se você é um deles, Damien Hirst na Fundação Cartier.
numero:✓ Rolando nas redes: “Sérgio Moro é um Bolsonaro que foi à escola. E não aprendeu nada.”
numero:✓ A primeira mostra do Museu da História e Cultura Afro-brasileira (Muhcab), inaugurado na terça (23/11), na região da Pequena África, é “Protagonismo: memória, orgulho e identidade”, com trabalhos de artistas como Nelson Sargento, Heitor dos Prazeres e Artedeft. O novo espaço possui ainda um acervo de cerca de 2,5 mil itens, entre pinturas, esculturas e fotografias. Sábado (27/11), das 10h às 17h (Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa). Mais informações, no site.
numero:✓ No Instituto Moreira Salles, na Gávea, está rolando a mostra “Espíritos sem nome”, com mais de 320 itens em homenagem ao fotógrafo Mário Cravo Neto, morto em 2009, aos 62 anos. O público poderá ver imagens, aquarelas, vídeos e documentos. De sexta a domingo (26 a 28/11), das 12h às 18h. Informações, no (21) 3284-7400.
numero:✓ O cinema de arte francês chega ao Rio com a 12ª edição do “Festival Varilux”, com uma maratona de títulos franceses em várias salas. Além de 17 longas inéditos, a programação inclui dois clássicos e uma mostra em homenagem a Jean-Paul Belmondo, morto em setembro, aos 88 anos. A programação completa está no site.
numero:✓ Longe do palco há cinco anos, Lília Cabral retorna ao teatro em “Lista”, ao lado da filha, também atriz Giulia Bertolli. Na peça, ela vive uma aposentada trancada no seu apartamento, para fugir da covid-19, e tem a ajuda de uma vizinha (Giulia). O encontro entre as duas desencadeia sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. A direção é de Guilherme Piva, com texto de Gustavo Pinheiro. No Teatro Riachuelo Rio, Centro, sábado (27/11), às 20h. Informações, no 3554-2934. Ingressos, no Sympla.
numero:✓ O Museu Histórico Nacional, no Centro, está em cartaz com a exposição “Terra à vista e pé na Lua”, com personagens criados por Ziraldo, como Menino Maluquinho e a série Zeróis, em painéis de até 2 metros de altura. Informações, no 3299-0324.
numero:✓ Inspirado nas canções do disco “Partimpim Dois”, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, o musical “Baile Partimcundum” encerra temporada online sábado e domingo (27 e 28/11), às 17h, no Sympla. Com dramaturgia de Adriana Falcão e Matheus Torreão, a montagem tem direção de Renato Linhares e direção audiovisual de Murilo Alvesso. A direção musical é de Felipe Habib e Maíra Freitas.
numero:✓ Entrou no catálogo da HBO Max um dos filmes mais aguardados de 2021: “Duna”, dirigido por Dênis Villeneuve, a adaptação do livro homônimo do americano Frank Herbert, considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica.
numero:✓ Se você estiver evitando doces, passe a dica. “School of Chocolat”, da Netflix é uma produção para relaxar enquanto acompanha oito confeiteiros especialistas em chocolate. Disputando um prêmio de US$ 50 mil, eles vão levar suas habilidades a outro nível. Não assista na TPM!
numero:✓ Continuando aos prazeres: o Brasil emplacou, esta semana, sete restaurantes na lista dos melhores da América Latina, ranking do “The World’s 50 Best”, e entre eles, dois cariocas: o Lasai, de Rafa Costa e Silva (22º lugar), em Botafogo, com reservas no (21) 3449-1834, e o Oteque, de Alberto Landgraf (41º lugar), também em Botafogo. Reservas no (21) 3486-5758.
numero:✓ Para refletir — conselho de Polônio ao filho Laertes, em Hamlet, de Shakespeare: “Os amigos que tenhas, já postos à prova, prende-os na tua alma com grampos de aço”. Sem mais!