numero:✓ Um fimde com pessoas bonitas, charmosas, simpáticas, divertidas e que não condenam nos outros aquilo que praticam. Olha a pretensão — lembra que existe o imprevisível! Rsrsrsr
numero:✓ Jards Macalé retorna ao Circo Voador, na Lapa, com show de seu álbum “Besta fera”, indicado ao prêmio Grammy Latino 2019 de melhor álbum de música popular brasileira. Nesta sexta (19/11), às 22h.
numero:✓ Daqui a pouco, acaba a la dolce vitta do edredom. Ah, meu querido edredom! Aproveita as plumas neste fim de semana, que o calor depois vem matando!
numero:✓ Pela primeira vez, o rapper mineiro Djonga faz um show só seu no Circo Voador, na Lapa, com abertura da dupla Tasha e Tracie, no sábado (20/11), às 22h, e domingo (21/11), às 19h.
numero:✓ Hoje eu só penso numa dica: corra para a Netflix para ver “Alerta Vermelho”, o filme mais caro ali (US$ 200 milhões, ou mais ou menos R$ 1,1 bilhão), com Dwayne Johnson, Gal Gadot e Ryan Reynolds. É sucesso mundial. No entanto, os brasileiros já apontam um erro grosseiro: numa das cenas, os protagonistas descobrem onde está localizado o artefato que estão procurando através de um sistema de coordenadas, e o lugar apontado fica ao sul do Brasil, mas, logo em seguida, o filme mostra um letreiro escrito “Argentina”. Que tal?
numero:✓ Filminho ou série? Tem brasileiro com crítica boa no Globoplay. O primeiro é “O Silêncio da Chuva”, com Lázaro Ramos como protagonista do romance policial dirigido por Daniel Filho; o outro é “Cabeça de Nêgo”, inspirado no movimento de ocupação de escolas em São Paulo, em 2015.
numero:✓ Bandas que têm lotado shows na reabertura de São Paulo, Terno Rei e Tuyo tocam no “Festival Polifonia”, no Vivo Rio, domingo (21/11), a partir das 16h. Ainda com atrações, como Romero Ferro, Clarissa, o rapper Felipe Flip e um show com expoentes do lo-fi brasileiro, gênero que bombou nos últimos anos.
numero:✓ No mesmo Vivo Rio, rola o “Festival JB FM”, uma mistura de ritmos, com a paulista Ana Gabriela, seguida de Jorge Vercillo e Vanessa da Mata. No domingo (21/11), às 20h. Informações no 2272-2901.
numero:✓ A HBO Max, da Warner, tem se destacado por aqui, até pelas recentes contratações: desde a atriz Camila Pitanga até o roteirista Raphael Montes, publicado aqui. O streaming chegou ao Brasil, no fim de junho, com um catálogo variado. Além dos já conhecidos e idolatrados “Friends” e “Game os Thrones”, vale dar o play em outras, como “Cenas de um Casamento”, da obra homônima de Ingmar Bergman, que acompanha os altos e baixos de um relacionamento em crise, com Oscar Isaac e Jessica Chastain.
numero:✓ O alerta do Climatempo está laranja até domingo (21/11), ou seja, riscos de chuvas intensas, ventania braba, corte de energia, queda de árvores, enfim, aquela sensação que o carioca tem pavor, mas tem se acostumado nos últimos meses. E você ainda duvidando do aquecimento global…
numero:✓ Da jornalista Beth Moreno: “Se não tá fácil pra gente, imagina para os roteiristas de “Verdades Secretas 2?” — sobre a continuação da novela de Walcyr Carrasco depois da saída de Camila Queiroz, a principal protagonista.
numero:✓ A roda de samba “A Gloriosa” volta a animar a tradicional Feira Livre da Glória, sob o comando de Paulão 7 Cordas, no domingo (21/11), a partir das 15h (Av. Augusto Severo).
numero:✓ Sobre o mesmo assunto, da comediante Dadá Coelho: “É a primeira vez que vejo SECRETA e QUEIROZ numa treta sem ser o ex-assessor de Flávio Bolsonaro.”
numero:✓ Qual sua competência de estar só? Pela pesquisa do IBGE, com a pandemia, o número de casamentos teve uma queda histórica de 26,1% entre 2019 e 2020; e ainda não mediram 2021. O decorador de festas, Antonio Neves da Rocha disse à coluna que os casamentos estavam sendo apenas adiados…
numero:✓ Pelas comemorações do Dia da Consciência Negra, Jéssica Ellen apresenta um show em homenagem a mulheres negras, ao lado da pianista Cláudia Elizeu, no sábado (20/11), às 16h, no Teatro Prudential, na Glória. Informações no 3553-3557.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Amigos de Pedro Bial estão preocupados! Ao entrevistar Sérgio Moro, o jornalista comparou o ex-juiz e ex-ministro, agora no papel de presidenciável, com Hércules e Darth Vader. Suspeitam que isso possa ser efeito colateral do consumo abusivo de criptomoedas.”
numero:✓ Do cientista político Leonardo Sakamoto: “Depois de pedir que o Enem trocasse “golpe de 64” por “revolução” em sua prova, o próximo passo de Bolsonaro será também pedir para mudar ‘pandemia’ por ‘gripezinha’, ‘fome’ por ‘dieta’ e ‘inflação’ por ‘aumentinho’”.
numero:✓ E ainda tá rolando o “Festival Ópera na Tela”, mostrando grandes óperas, até quarta (24/11), a partir das 19h, no telão armado no Parque Lage, no Jardim Botânico. Informações no 2334-4088 e programação aqui.
numero:✓ Margarete Mendes, a “Negona do Axé”, faz o show “Raiz da liberdade”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com participação especial de Mariano Maia, intérprete oficial do Cacique de Ramos, no sábado (20/11), às 19h, no Teatro Rival Refit, no Centro. Informações no 2240-4469.
numero:✓ Diálogo de amigas: “O plano é conquistar plenitude hormonal dos 18”. “Como a gente conquista esse milagre, amor?”
numero:✓ Depois de quase dois anos sem passinhos, o “Baile Charme”, está de volta ao Viaduto de Madureira pra comemorar o Dia da Consciência Negra, sábado (20/11), a partir das 22h. No domingo, batidas de hip-hop, R&B, neo soul, mid back e New Jack com os DJS residentes Fernandinho, Michell e Vig, além de convidados. Informações nos (21) 99919-5942 (Leno) ou (21) 96475-2020 (DJ Michell).
numero:✓ De teatro presencial, tem a estreia de “Cazas de Cazuza”, texto e direção de Rodrigo Pitta e grande elenco, no Vivo Rio, no sábado (20/11), às 21h. A ópera-rock em homenagem a Cazuza, que fez sucesso em 2000 — assistida por 80 mil espectadores —, volta reformulada e conta a história de oito personagens que têm o cotidiano com sexo, drogas, amor e preconceito.
numero:✓ Única apresentação de “O encontro – Malcolm X e Martin Luther King Jr”, neste sábado (20/11), às 20h30, no Teatro Prudential, pelo Dia da Consciência Negra. A montagem, com base no texto de Jeff Stetson, narra um encontro fictício entre os líderes Malcolm X e Martin Luther King Jr., dois grandes mártires negros que lutavam pela mesma causa, mas com atitudes completamente opostas. Informações no 3553-3557.
numero:✓ No online, tem “Proto – Henrique IV”, texto de Luigi Pirandello, direção de Gabriel Villela e atuação de Chico Carvalho, no Sympla, de sexta a domingo (19 a 21/11), às 20h. A adaptação do texto de Pirandello conta a história de um homem que, depois de descobrir que Matilde, a mulher que ele ama, tem um caso com seu melhor amigo Belcredi, cai de um cavalo e bate a cabeça numa pedra. Ele perde os sentidos da realidade e enlouquece, passando a acreditar que é o próprio rei Henrique IV.
numero:✓ Já assistiu a “Marighella”? Então fica a dica. E, de acordo com as previsões tanto em salas populares como também nas ‘VIPs’, o filme dirigido por Wagner Moura deve chegar aos 500 mil espectadores neste fim de semana.
numero:✓ Se já assistiu (ou não), vale muito a pena acrescentar à sua biblioteca o livro “Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo”, do jornalista Mário Magalhães, com a história do revolucionário Carlos Marighella, militante do Partido Comunista Brasileiro e fundador da Ação Libertadora Nacional, o maior grupo armado de oposição à ditadura militar (1964-85).
numero:✓ Voltando ao cinema, a aguardada sequência de “Ghostbusters”, com a volta de Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson, está entre os lançamentos da semana, além do terror “Noite passada em Soho”, dirigido por Edgar Wright e estrelado por Anya Taylor-Joy e Thomasin McKenzie, e ainda “A crônica francesa”, longa de Wes Anderson, e o premiado “Ataque dos cães”, com Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst. Para escolher a sala, clica aqui.
numero:✓ De exposição, tem a “A Afirmação Modernista — a paisagem e o popular carioca na coleção Banerj”, no Paço Imperial no Centro. Marcus de Lontra Costa e Viviane Matesco assinam a curadoria, com obras de Djanira, Caribé, Emeric Marcier, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Aldo Bonadei, Anita Malfatti e Eliseu Visconti, entre outros artistas, todas da Coleção Banerj, mantida pela Funarj. Informações no 2215-2093.
numero:✓ Uma do Churchill pra você refletir no feriado: “Eu não sou exigente, eu me contento com o que há de melhor.”