numero:✓ Sai de cena (mas não sai) Marília Mendonça, desconcertando até quem não a conhecia.
numero:✓ Do advogado Helinho Saboya: Depois a Torre de Pizza, o Presidente vai ao Porto de Hamburguer, da Alemanha.
numero:✓ Fechado desde o início da pandemia, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, na Praça Tiradentes, voltou a receber o público nesta sexta (05/11), Dia Nacional da Cultura, com trabalhos inéditos. Dois exemplares das famosas instalações “Penetráveis”, que nunca foram montadas por Oiticica, estão entre as cinco obras. Informações no (21) 2242-1012.
numero:✓ Vamos comer? “Vamos tomar um breakfast na minha piscina”? Disse o personagem de “Verdades Secretas II”. Alguém conhece um rico que fale assim? Afffff!
numero:✓ A tirar o mofo do corpinho, neste fim de semana, vá preparada. Depois de 300 dias sem sol — se você é carioca, o exagero faz parte —, ele apareceu e basta um raio para lotar a areia. A previsão tá ótima para se enfiar naquele biquíni carérrimo e matar as saudades de uma aglomeração. Fica fina, com as dicas de Lenny Niemeyer aqui, no link.
numero:✓ Corre que dá: tem Chico Chico no Circo Voador, na Lapa, nesta sexta (05/11), a partir das 22h. É o show do seu primeiro disco solo, “Pomares”. No dia seguinte, às 22h, é a vez de show de Baia, com participação de Luís Carlinhos, Amanda Coronha e 4 Cabeça.
numero:✓ De um amigo, decepcionado com a humanidade: “Fiquei paquerando um boy que estava de bicicleta perto da Paulista. Trocamos olhares e ele voltou, porém, em velocidade acima do normal para uma paquera e já veio esticando o bracinho para alcançar meu celular, mas eu tava esperto e desviei”. É a paquera com adrenalina.
numero:✓ Declarado patrimônio imaterial cultural do Estado do Rio, no último dia 26, o Armazém da Utopia, na Região Portuária, reabre nesta sexta (05/11), com a estreia da peça “O dragão”, do russo Eugène Schwartz, em montagem da Companhia Ensaio Aberto. Informações no (21) 2516-4893.
numero:✓ Do escritor Sérgio Rodrigues (autor de “Viva a língua Brasileira!”), sobre a medalha do Mérito Científico, dado pelo Presidente Bolsonaro a ele mesmo: “Odorico é história infantil. Como é impossível caricaturar uma caricatura, Bolsonaro representa um desafio gigante para os satiristas políticos do futuro e para a ficção como um todo.”
numero:✓ Rolando nas redes: “Agenda presidencial: pela manhã, falar merda. De tarde, negar que falou merda. À noite, explicar a merda que falou. É a Dilma da direita.”
numero:✓ O “Somamos Festival”, que promove a cena da música independente, tem shows de Zé Ibarra e Dora Morelenbaum, com intervalos do DJ Doni, no sábado (06/11), no Teatro Prudential, na Glória. Informações no (21) 3553-3557. Transmissão pelo YouTube (/teatroprudential e /mixriofm).
numero:✓ Depois de homenagear Cartola e Noel Rosa, Teresa Cristina faz o show “Teresa canta Zé Keti”, comemorando o centenário do artista, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, no sábado (06/11), às 20h, e domingo (07/11), às 19h.
numero:✓ Sexta e sábado (05 e 06/11), a partir das 16h, a Casa da Glória e o Bistrô da Casa inauguram o projeto “Jardins da Glória”, bem no estilo “mercado de rua”, com opções de comidinhas, discos de vinil, drinques, vinhos, moda e arte. No som, o DJ Marcelinho da Lua comemorando aniversário. Informações no (21) 9 8849-7853.
numero:✓ O ator Armando Babaioff, produtor e DJ da festa “Sopa” — e o artista plástico Marcello H —, que costuma ferver o Rio durante a temporada carnavalesca, está de volta com uma pegada diferente, neste domingo (07/11), no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, a partir das 15h. Diferente da pré-pandemia, a entrada vai ser gratuita com ingresso solidário (via Pix e por QR Code).
numero:✓ Nossa rendição ao teatro: no online, as peças continuam a toda, como “Proto — Henrique IV”, com direção de Gabriel Villela e atuação de Chico Carvalho. De sexta a domingo (05 a 07/11), às 20h, no Sympla.
numero:✓ “Dogville” estreia de sexta a domingo (05 a 07/11), às 20h, no Sympla, com direção de Zé Henrique de Paula, com Alexia Dechamps, Eric Lenate, Fernanda Couto, Mel Lisboa e outros.
numero:✓ Sara Antunes atua em “Sonhos para vestir”, com direção de Vera Holtz, sábado e domingo (05 e 06/11), às 20h, no Sympla.
numero:✓ O estresse prosperando? A lista das estreias nos cinemas está agitada, com a estreia de Wagner Moura como cineasta em “Marighella”, com Seu Jorge no papel do guerrilheiro. Outro aguardadíssimo é “Eternos”, do Universo Marvel, e “7 prisioneiros”, com Rodrigo Santoro, vencedor do Melhor Filme em Língua Estrangeira no último Festival de Veneza. Para escolher a sala, gênero e tais, clica aqui e boa pipoca!
numero:✓ Bora, que tá imperdível a mostra “O tempo completa: Burle Marx, clássicos e inéditos”, na Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, com 130 trabalhos, entre desenhos, projetos, croquis, maquetes, documentos e pinturas, selecionados do acervo do Instituto Burle Marx, que faz sua primeira exposição depois de ser criado, em 2019. A curadoria é de Lauro Cavalcanti e Isabela Ono. Informações no (21) 3298-9449.
numero:✓ “Renda-se ao presente!”. Não sei quem falou, mas é muito bom.