“Nunca houve uma fase em que o medo esteve tão presente… Medo do desemprego, da fome e da violência”, disse Glória Maria, nesse domingo (21/11), na cerimônia de entrega da 19ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, quando foi a apresentadora, com o ator Paulo Betti. Foram 600 convidados e muitos discursos contra o racismo e a favor da Lei de Cotas, que completará 10 anos em 2022 e será revisada.
A premiação foi para homenagear negros ou não que atuam no combate ao racismo. Este ano, foram 20 pessoas, entre elas, o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade, que morreu de covid em abril deste ano, além do rapper Thaíde, a cantora Preta Gil e o advogado Felipe Santa Cruz, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Entre os premiados, estavam Ludmilla, Preta Gil, Mart’nália, Thaíde, Jonathan Azevedo e Thelma Assis, entre os shows de Thobias, da Vai Vai, Nelson Triunfo, Chico César e o Balé do Municipal com coreografia de “Ismael, Biblioteca de Babel”. A direção-geral foi de Elifas Andreato e a direção artística, de Bento Andreato, do evento criado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares.