A Babilônia Feira Hype nasceu da nossa inquietude, minha e do Fernando Molinari, em oferecer ao Rio a oportunidade de se ter uma feira onde se encontrava o criativo da cidade. Nos anos 90, era algo que não existia por aqui. A Feira Hype formou essa relação de quem cria e de quem gosta de comprar. E, assim, a gente foi se fortalecendo e vendo que a proposta do evento transcendia ao entretenimento e impactava no desenvolvimento econômico da cidade.
Ela, cada vez mais, foi mudando a realidade dos agentes criativos selecionados a cada edição. Com isso, foi se tornando vital para esses novos e pequenos empreendedores, que tinham ali um meio democrático do tamanho viável de fazer a sua história acontecer. Isso tomou uma proporção incrível e foi nos energizando ao longo desse tempo e nos incentivando a superar e enfrentar todas as dificuldades e obstáculos que iam surgindo. Nossa trajetória é de muita batalha e luta.
A Babilônia é um evento autossustentável, um fato raro no segmento de eventos. Conseguimos viabilizá-la, esses anos todos, pela nossa própria gestão, a feira por ela mesma. Através da locação dos estandes, a gente viabiliza toda a estrutura do evento, sempre de forma muito zelosa. Existe uma relação de amor. Isso o público entende, valoriza e participa. A BFH pertence aos cariocas e, não à toa, no decorrer da sua trajetória, em determinado momento, no ano 2000, quase deixamos de existir e conseguimos, através de reivindicação popular, uma lei própria que regulamenta a Babilônia como de interesse cultural, turístico, social e gastronômico para o Rio.
A feira tem a minha gestão e do Fernando, mas ela é hoje um patrimônio da cidade. A gente tem muito orgulho de fazer com que ela aconteça dentro desse escopo, dessa realidade e valor agregado. Esses 25 anos marcam e coroam a BFH que, a cada edição, ganha mais corpo e ganha novos segmentos, como agora que estamos trazendo uma nova área exclusiva para o bem-estar, estamos sempre atentos às tendências de comportamento. Hoje é muito latente como as pessoas buscam por produtos e serviços terapêuticos para dar suporte à qualidade de vida. Por isso, estamos lançando o Hype Bem-Estar.
É com muito orgulho que estamos comemorando as bodas de prata de um casamento muito feliz entre o criativo, o empreendedorismo e a relação de afeto com o consumidor. Nós não vendemos produtos, vendemos histórias! Nosso público reconhece isso, sai de casa e vem nos prestigiar nessas mais de 550 edições. Também estamos comemorando o aniversário de 5 anos do Parque das Figueiras. Nós batizamos o parque, que abraçou a Feira Hype e virou um programa perfeito para a família inteira. A parceria deu tão certo que nos tornamos adotantes do espaço através do programa Adote Rio, da Prefeitura. Essa é mais uma área que o evento revitaliza ao longo de sua trajetória, dando um novo uso e, de quebra, um presente para os cariocas desfrutarem ainda mais desse charmoso espaço com o DNA da economia criativa do Rio.
Robert Guimarães é sócio da Babilônia Feira Hype, que faz sua edição de 25 anos neste sábado e domingo (20 e 21/11), no Parque das Figueiras, na Lagoa.