Ney Matogrosso vai receber o prêmio “Ícone Mix”, na 29ª edição do “Festival Mix Brasil”, o maior evento da cultura dedicado à diversidade da América Latina, entre 10 e 21 de novembro, virtual e presencial em cinco espaços em São Paulo. “Crescemos com a presença do Ney, sempre esfregando na cara da sociedade seu imenso talento com uma identidade que nunca se encaixou em rótulos. Ele conseguiu furar até mesmo a repressão e caretice extremas da ditadura militar e se tornou uma referência fundamental para a comunidade LGBTQIA+. E ainda é um modelo para todos de como se manter ativo, relevante e sexy aos 80”, diz André Fischer à coluna, o criador do Mix. O artista — que lançou, nesta sexta (05/11), o clipe de “Velha roupa colorida”, com Sandra Pêra — ainda não confirmou se vai à capital paulista.
Na programação, 117 filmes de 28 países e de todas as regiões do Brasil, cinco espetáculos teatrais inéditos, shows, literatura, palestras, workshops e show do Gongo. Uma curiosidade é que, com a pandemia, o festival aconteceu apenas no online em 2020 e, para surpresa dos diretores, o número de público triplicou.
Para a abertura, no dia 10, às 20h, estreia do filme “Benedetta”, de Paul Verhoeven, que faz a sua première latino-americana no evento, numa sessão para convidados no CineSesc. Já para o público de casa, a abertura será com o show de Ellen Oléria. A programação completa está no site.