Em vez de fazer festa de aniversário, a carioca Morgana Hensel — formada em Moda, mãe de cinco filhos entre 1 ano e 10 meses a 8 anos em tempo integral — convidou os amigos, nesse fim de semana, para o seu “Clean up Birthday”, uma ação de limpeza da praia do Meio, na ilha da Gipoia, em Angra, onde tem casa. “A ideia surgiu quando fui passear com minha família nessa praia, no meu aniversário, em setembro. Enquanto as crianças brincavam, fiquei incomodada com todo o lixo que tinha por lá – quase chorei. A praia é linda e nem frequentada é, pelo difícil acesso”, diz Morgana, uma fiscal da natureza nata, que costuma catar lixo em qualquer praia.
O passo seguinte foi organizar a logística de hospedagem, a confecção de camisetas, as comidinhas veganas e o transporte, só de barco (foram mais ou menos 80 pessoas). “Já que, há muito tempo, não faço comemoração, resolvi investir e, em vez de festa, gastar com a logística da ação”, conta. De parceria para o “investimento”, só a do Laboratório Granato, na Gávea, que ofereceu os testes contra covid para o pessoal ficar mais tranquilo. Foi retirada da praia e do mar 1 tonelada de lixo. “Uma das coisas que mais me chamaram atenção foi o feedback dos homens, porque, naturalmente, a impressão que tenho é que eles não são conectados com essas coisas e os senti muito engajados. Todos falaram que mudaram o olhar, ficaram impactados e disseram que nunca mais vão olhar o próprio lixo da mesma forma. A quantidade coletava chocou muita gente até pelo tamanho da praia, que não é tão grande”.
Morgana espera dar continuidade ao projeto; depois da comemoração, algumas pessoas já entraram em contato para ajudar financeiramente.