No ano passado, um pouco antes de todo mundo começar a praticar o distanciamento social e o trabalho remoto, comecei a me dedicar a uma atividade nova na minha experiência como curadora de moda e lifestyle: fazer uma coluna mensal, para a Forbes Brasil, aceitando o convite do editor da revista, Antônio Camarotti. Mas eu queria algo que fosse além da minha expertise e realmente desse visibilidade para mulheres atuantes e que fazem acontecer nos negócios, nas artes, na educação, no empreendedorismo, na saúde, na justiça, na mídia, nas redes sociais… — tudo com leveza, charme e bom humor. Claro que também falo de moda, estilo, viagens e todas essas coisas que a gente adora fazer, mas o momento pedia uma abordagem mais ampla.
O título da coluna veio rápido, “A Mulher de Sucesso”, e a resposta dos leitores foi muito positiva e imediata. Comecei a receber mensagens nas redes sociais, com sugestões de nomes para serem entrevistados pela coluna. Logo, a coluna mensal passou a ter também uma edição semanal online. Eu e minha equipe (os jornalistas Mário Mendes, Antônia Petta e a produtora Sofia Mendes) começamos a fazer a curadoria de personagens e a pensar em pautas para os diferentes campos de ação da “mulher de sucesso”. Entrevistamos Arianna Huffington, Laudomia Pucci (filha do fundador da grife italiana), que escreveu um texto falando do impacto da pandemia na Itália e na sua vida, e Luiza Trajano fez questão de avisar: “Eu não sou um sucesso, eu estou com sucesso.”
Enquanto eu ouvia médicas, empresárias, artistas, advogadas, celebridades, esportistas etc., mais claro ficava pra mim que essa mulher é um sucesso porque inspira outras mulheres e tem um propósito de vida.
E a coluna cresceu e apareceu. A edição anual da Forbes dedicada às mulheres recebeu, em 2021, o título “Mulheres de Sucesso”. Colaborei com a redação na lista final, que revelou uma unanimidade, a escritora Djamila Ribeiro, que foi capa. Ao mesmo tempo, comecei a enxergar uma oportunidade: uma publicação unindo moda, estilo, cultura, arte, comportamento e diversidade com ‘joie de vivre’. Assim iniciamos, no final do ano passado, o projeto Forbes Life Fashion, que acaba de se materializar depois de muito trabalho — que nós adoramos fazer.
Foi um desafio e um prazer porque tive a oportunidade de reunir uma equipe incrível. Maria Rita Alonso como diretora de redação, Sylvain Justum se encarregou da edição, Flávia Lafer fez a direção de moda e Mário Mendes é o editor-at-large. Nessa primeira edição (197 páginas), tivemos a direção criativa especial do Giovanni Bianco e a direção de arte de Ricardo Van Steen. Eu não poderia estar em melhor companhia.
Serão duas edições anuais — a primeira chega às bancas e ao app da publicação (mais de 230 mil assinantes) no final do mês.
Costumo brincar, dizendo que a mulher é tão forte que Deus a escolheu para dar à luz. Por essas e outras, a mulher é um sucesso.
Foto: João Kopv
Donata Meirelles, consultora de moda e estilo há mais de 30 anos, é CEO da CFO11 que atende a 20 marcas internacionais do setor. Também assina a coluna “A Mulher de Sucesso” para a revista e o site da Forbes Brasil, além de ser a diretora-geral da revista Forbes Life Fashion (nas bancas de todo o País no fim de novembro).