Juntas, as jornalistas e produtoras de moda Cristina Seixas e Lu Catoira têm 80 anos (40 cada, claro!) de experiência na moda. É exatamente por isso que decidiram reunir o que viveram nesse percurso no livro “Estética da Moda: Styling & Produção” (Edições Cândido), mostrando tudo que existe por trás da criação de imagens de moda, que sabemos nem sempre ser aquele glamour todo, com lançamento nesta quarta (17/11), a partir das 17h, na loja Fernanda Chies, na Galeria Fórum de Ipanema.
São textos que mostram a paixão em trabalhar com a moda. “É uma mágica construção de cada imagem reunindo beleza e estética e que, seja em mídia especializada ou redes sociais, tem o poder na elaboração de estilos e no marketing das aparências”, dizem as autoras. O livro traz histórias de bastidores e análises de importantes profissionais das diversas áreas.
A coluna aproveitou para perguntar quais os fatores que vieram pra ficar na moda no pós-pandemia:
Para Cristina Seixas:
1 – Consumo consciente. Um dos reflexos na moda é a entrada das lojas de aluguel de roupa, agora aceitas e bem-vindas;
2- Uma moda mais personalizada e confortável;
3 – Maior preocupação com o corpo numa moda fitness mais cuidada;
4 – E uma maior preocupação com a saúde, em geral, que pode ser traduzida pela adoção dos tecidos antivirais, como por exemplo, no setor hoteleiro (artigos de cama e banho).
Para Lu Catoira:
1 – O conforto que a pandemia nos obrigou a adotar continua, agora com o charme do verão e a entrada de cores;
2 – E ao mesmo tempo, em contraste com as cores, vem o romantismo em estampas delicadas, babados e tecidos leves;
3 – As compras “fora de casa” ficaram mais espontâneas e o comércio online vai continuar;
4 – A sustentabilidade, que foi muito falada durante a pandemia, virou uma mania. Marcas “amigas” do meio ambiente continuam em alta;
5 – E, por fim, o olhar da moda para um consumo mais consciente!