Os juros estão subindo desde o início do ano. Enquanto, em fevereiro de 2021, eram de 2% ao ano, agora já estão em 7,75% aa. A pergunta que fica é: como isso pode influenciar nossa vida?
Para os que têm investimentos em renda fixa mais conservadora — aquela pós-fixada atrelada à Selic ou ao CDI —, está havendo um ganho, mais agora, do que no início do ano. Então, a alta dos juros tem um efeito positivo nesses casos.
Porém, os que têm investimentos em renda fixa prefixada ou híbrida — aquela que rende IPCA mais uma taxa de juros prefixada, por exemplo —, devem estar com rendimentos negativos.
E isso ocorre também no caso de investimentos em ações, que estão caindo mais de 10% no ano.
A rentabilidade negativa dos papéis de renda fixa prefixada e híbrida se dá pelo fato de o preço e a taxa serem inversamente relacionados, ou seja, quando a taxa de juros sobe, o preço dos títulos cai e quando a taxa de juros cai, o preço dos títulos sobe. Descrevi isso com mais detalhes nesse texto do meu site: “É possível perder dinheiro em renda fixa com o estresse do mercado?”
E quanto às ações, o que ocorre é que, com juros mais altos, fica mais caro para as empresas pedirem dinheiro emprestado para investir em novas fábricas, novos equipamentos etc. Então, dessa forma, elas crescem menos e passam a valer menos também. Por outro lado, com o aumento de juros, muitos investidores preferem sair do risco da renda variável e investir na renda fixa pós-fixada. Essa pressão de venda das ações ajuda a fazer seus preços caírem.
Mas, o que fazer nessa situação? A resposta é: nada! Se você possui uma carteira de investimentos diversificada e adequada a você, não deveria fazer nada!
Por isso, é tão importante investir de acordo com os seus objetivos, perfil de risco e horizonte de investimentos, pois você não vai se preocupar na hora em que aparecer uma crise nos mercados.
Contudo, se você está preocupado com seus investimentos neste momento, talvez sua carteira esteja mais arriscada do que deveria, ou você tenha menos liquidez do que gostaria. Se esse for o seu caso, procure adequar seus investimentos para que possa ficar mais confortável com eles!