numero:✓ E vamos pra rua, que a paisagem não tem custo: o Museu do Amanhã reabre neste fim de semana (30 e 31/10). Aquele tipo cafajeste com máscara com nariz de fora ou no queixo vai ser barrado, tá?
numero:✓ E como falamos aqui: “Seus pensamentos atuais andam mais em anticorpos ou em corpos?” A agente sabe a resposta — rsrsrsrsrs!
numero:✓ Os shows presenciais estão voltando com tudo. Marcel Powell e Armandinho apresentam, pela primeira vez no Rio, o show do disco “Baden Powell Tribute”, gravado em 2020. Além de músicas de Powell e Vinicius de Moraes, a dupla interpreta Jacob do Bandolim, Dorival Caymmi, entre outros. Sábado (30/10), no Teatro Rival, Cinelândia. Informações: (21) 2240-4469.
numero:✓ Rolando nas redes: “Vai começar o encontro mundial do clima, e o único verde valorizado no Brasil é o dólar.”
numero:✓ Péricles faz o show “Tô achando que é amor”, com músicas do seu último disco homônimo e sucessos da carreira. Abertura com o grupo Clareou. No Espaço Hall, na Barra, sexta (29/10), às 23h. Informações: (21) 3400-7740.
numero:✓ Esta semana, tivemos o jogador que trata o sexo dos outros como ameaça. E se ferrou!
numero:✓ E sobre ele nas redes: “O jogador de vôlei foi demitido porque não suportou o fato de o Super-homem (que não existe) beijar um cara (que também não existe). A vida pode ser fascinante.”
numero:✓ Hamilton de Holanda apresenta o álbum “Maxixe samba groove”, misturando choro e jazz, no Circo Voador, no sábado (30/10), a partir das 21h. Informações no (21) 2533-0354.
numero:✓ Em tempos de gasolina a mais de R$ 7, inflação a toda, disparada do dólar e otras $$$ más, se estivesse vivo, Tim Maia, com certeza, mudaria a letra de “Não quero dinheiro (só quero amar)”, para “não quero amar, só quero dinheiro.”
numero:✓ O Theatro Municipal reabriu na quinta (28/10) e vai até domingo (31/10), com a programação “Theatro Municipal de portas abertas”, com espetáculos gratuitos. Saiba mais na coluna, com a crítica de Claudia Chaves.
numero:✓ Passados 19 meses desde que fechou com a pandemia, a Cinemateca do MAM também reabriu na quinta (28/10), e, a partir de domingo (31/10), sessões da mostra “Dante 700 anos”, com filmes que dialogam com a obra de Dante Alighieri (1265-1321), escritor, poeta e político italiano autor do poema “A divina comédia”, do século XIV. A programação completa está no site.
numero:✓ Os telões estão em clima de “Dia das Bruxas” e, entre as estreias, está o terror “Espíritos obscuros”, produzido pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro, e dirigido por Scott Cooper (“Corações loucos”), inspirado na lenda indígena de Wendigo, uma criatura semelhante a um cervo que vive nas florestas, devorando seres humanos e animais.
numero:✓ Mas tem outros gêneros para os menos fortes, como a ação “A mensageira”, com Gary Oldman, Olga Kurylenko e Dermot Mulroney; e a comédia “De volta à Itália”, com Liam Neeson como protagonista um artista que mora em Londres e decide voltar para a Itália junto com o filho para se desfazer de um imóvel recebido de herança. Para horários, salas e outro gêneros, clica aqui.
numero:✓ O Ferro e Farinha, pizzaria do chef nova-iorquino Sei Shiroma, em Botafogo, ganhou um terraço desde o início do ano, com teto retrátil, bar e varanda. Atrás do balcão, a bartender Tarinny Rabel prepara os drinques. Informações no: (21) 99349-4285.
numero:✓ Outro ambiente atrativo para esta nova fase é o Flora Roof Bar, no alto do hotel Selina, em Copacabana, com vista para a praia mais famosa do mundo. Das 7h às 11h, o café da manhã é aberto a não hóspedes, assim como para o almoço, com trilha de DJs que tocam jazz, house e MPB.
numero:✓ O Selina da Lapa também tem um terraço todo aberto, de frente para os Arcos, com drinques, DJs e música ao vivo. Mais informações aqui.
numero:✓ O SpicyFish, em Ipanema, o mais novo do grupo de casas, como PiciTrattoria, PosìMozza&Mare e Oia, também tem terraço no seu quarto andar, com vista para a Praça Nossa Senhora da Paz. A cozinha é asiática e o ambiente tropical é decorado com ombrelones e vasos artesanais de Bali, além de uma fonte. Informações no (21) 3490-4335.
numero:✓ Aproveite que é a última semana de “Riobaldo”, texto de Guimarães Rosa, com adaptação e atuação de Gilson de Barros e direção de Amir Haddad, no Teatro Glaucio Gil, em Copa, sábado e domingo (30 e 31/10), às 19h.
numero:✓ Cláudia Mauro e Édio Nunes estão em cartaz com “A vida passou por aqui”, com direção de Alice Borges, no domingo (31/10), às 19h, no Teatro PetraGold, no Leblon. Informações no (21) 2529-7700.
numero:✓ A Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, inaugura a mostra “O tempo completa: Burle Marx, clássicos e inéditos”. São 130 trabalhos, entre desenhos, projetos, croquis, maquetes, documentos e pinturas, na maioria inéditos, selecionados entre os mais de 120 mil itens do acervo do Instituto Burle Marx, que faz sua primeira exposição depois de ser criado, em 2019. A curadoria é de Lauro Cavalcanti e Isabela Ono. Sábado e domingo (30 e 31/10), de 12h às 18h. Informações no (21) 3298-9449.
numero:✓ Sábado e domingo (30 e 31/10) são os últimos dias do “Festival Rock Brasil 40 anos”, na Praça da Pira, no Centro. Ambos começam com apresentação do maestro João Carlos Martins, que abre o palco para os shows de Nenhum de Nós, Biquíni Cavadão, Flausino & Sideral com participação de Bebel Gilberto cantando músicas compostas com o amigo Cazuza, terminando com Marina Lima.
numero:✓ Temos a exposição da fotógrafa Cristina Granato, que acompanha os bastidores de shows de rock e da MPB nacional há décadas, no CCBB, como parte do festival. São 60 imagens de artistas que representam o Rock Brasil.
numero:✓ Este é o último fim de semana do “Degusta Búzios”, com liberação do uso de máscara para lugares abertos, segundo decreto do prefeito Alexandre Martins. São mais de 80 bares e restaurantes participantes do festival, com barracas padronizadas distribuídas pelas ruas do Centro e Praça dos Ossos.
numero:✓ Esse evento é bom pra turma do jogador de vôlei homofóbico: o “Bloco do Sai, Hétero” faz um esquenta de carnaval no domingo (31/10), a partir das 14h, no Portal Club, na Rua do Lavradio, 163, Lapa.
numero:✓ Para refletir: “Por gentileza perdi minha vida”, Arthur Rimbaud.