numero:✓ Vida pós-pandemia: os bizarroides que, por trás, xingam e, pela frente, elogiam, andam tão em baixa quanto o amor à ostentação. É ou não é?
numero:✓ Em orçamento para festas, quase sempre pequenas, os organizadores já querem saber se é para incluir equipe para fazer PCR na entrada. Que tal?
numero:✓ Quer fazer um passeio pela Baía de Guanabara a partir da Marina da Glória e ir pensando loucuras pequenas e grandes enquanto recebe aquela brisa? O porto funciona 24 horas todos os dias, e os passeios podem custar R$30, o ingresso individual, e, a partir de R$ 1 mil, um passeio privativo. Para alugar um barco, é só falar diretamente com o responsável.
numero:✓ Você, quarentão ou cinquentão, anda — como dizer? — desesperançoso? Roger Waters encontrou o grande amor aos 78 anos, o ex-Pink Floyd acaba de se casar com Kamilah Chavis. Não, eu também nunca ouvi falar.
numero:✓ Se você não sabe, não custa lembrar: decreto de Eduardo Paes, publicado nessa quinta (14/10), determina que não é mais obrigatório o resultado do exame negativo feito até 48 horas para eventos-teste, apenas a apresentação do comprovante de vacina.
numero:✓ De Conrado Hubner, professor de Direito da USP: “Pensamento presidencial para o Dia do Mestre: “Muito professor atrapalha, livro tem muita coisa escrita, alunos são ‘idiotas úteis’, direitos das crianças têm que ser jogados na latrina, filho gay é falta de porrada e tem que criar canal de denúncia de professores.”
numero:✓ A gente já pode ir ao teatro, rir, chorar, inspirar-se. Aqui, alguns: o humorista Thiago Ventura apresenta seu “Modo efetivo” no Imperator, Méier, de sexta a domingo (15 a 17/10), às 18h30 e às 21h.
numero:✓ A covid resolveu o que, para muitos, é um problema na vida carioca: afetividade na academia. A pessoa suando em bicas não dá mais dois beijinhos — virou passado com o coronavírus.
numero:✓ Pensata da jornalista Nayara Felizardo: “Pleno século XXI, PIX bombando, e a gente ainda não normalizou presente em dinheiro. Por quê?”
numero:✓ “Macaco — Relatório a uma academia”, com Eduardo Andrade, está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, de sexta a sábado (15 a 17/10), às 19h. Informações no (21) 2332-2015.
numero:✓ De Tutty Vasques: “A inteligência artificial é uma realidade! O problema é a burrice artificial que vem no combo virtual.”
numero:✓ Eita que o fimde tá quente, em todos os sentidos — o calor permanece, mas com possibilidades de chuva. Com isso, vamos à música: tem show pra todos os gostos.
numero:✓ Ana Carolina canta sucessos da carreira e músicas do último álbum, “Fogueira em alto mar”, no Vivo Rio, sexta e sábado (15 e 16/10), às 22h e 21h. Ingressos no Eventim apenas para mesas inteiras de 2, 3 ou 4 lugares.
numero:✓ Tem o “Festival Rock Brasil 40 anos”, no CCBB com shows, peças teatrais, filmes e exposições, numa grande área próximo à Pira Olímpica, na Candelária. No sábado (16/10), tem Orquestra Petrobras Sinfônica (17h30), Ira! (18h45), George Israel (20h10) e Barão Vermelho (21h). No dia seguinte (17/10), Orquestra Petrobras Sinfônica (17h30), Kiko Zambianchi (18h45), Fernando Magalhães (20h10) e Dinho Ouro Preto (21h).
numero:✓ Do outro lado da ponte Rio-Niterói, vai rolar o “ ID: Niterói”, com palestras e mesas redondas sobre moda, cultura e empreendedorismo, além de desfiles, no Reserva Cultural Niterói, em São Domingos, com shows de sexta a domingo (15 a 18/10). A entrada é gratuita, mas é necessário reservar o ingresso no Sympla.
numero:✓ Numa conexão com a Zona Norte e Zona Sul, a tradicional roda de samba da Feirinha da Pavuna se apresenta na Feirinha do Sérgio Porto, no Humaitá, no sábado (16/10), das 10h às 17h, com música, artesanato, gastronomia e conta ainda com o DJ Goranmo, do Baile do Ademar. Ingressos no Sympla.
numero:✓ O Música no Museu leva o Trio Caxangá com ritmos do Nordeste para o evento “Sons do Brasil”, no sábado (16/10), a partir das 11h, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Tereza (Rua Murtinho Nobre, 169).
numero:✓ “Maria!”, texto do cronista Antônio Maria (1921-1964), direção de Inez Viana e encenação de Cláudio Mendes está no teatro Petra Gold, no Leblon, sábado (16/10), às 19h. Informações no (21) 2529-7700.
numero:✓ “As meninas velhas”, com Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nádia Nardini e Divina Valéria está no teatro Prudential, na Glória, de sexta a domingo (15 a 17/10), às 20h e às 19h. Informações no (21) 3554-2934.
numero:✓ Susana Vieira continua em “Uma Shirley qualquer”, texto de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar, no Teatro XP Investimentos, no Jockey, na Gávea. Sexta e sábado (15 e 16/10), às 21h.
numero:✓ Para os fãs, abriu, na terça (12/10) e continua a toda, o “festival” para comemorar os 80 anos da atriz Betty Faria, no CCBB. A mostra apresenta 11 filmes. Segundo o curador Leandro Pardí, esta é uma oportunidade de ver a versatilidade da artista em todas as fases da carreira. Ingressos no Eventim e a programação completa no site.
numero:✓ No online, tem estreia “De 5 a 10”, com cenas curtas de até 10 minutos, previamente filmadas num palco montado na casa da atriz Ana Beatriz Nogueira. Participam do trabalho, que arrecada dinheiro para artistas em situação delicada, nomes como Andrea Beltrão, Vanessa Giácomo, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz, Jackson Antunes e mais outros. Sábado (16/10), às 21h, gratuito ou com ingressos colaborativos no Sympla.
numero:✓ “Era Medeia”, com Isabelle Nassar e Eduardo Hoffman, conta a relação entre um diretor e uma atriz durante o ensaio aberto de uma adaptação da tragédia Medeia. Disponível em qualquer horário, no YouTube.
numero:✓ Quer investir em moedas virtuais, mas não sabe como? O “Rio Cripto Day”, sobre criptomoedas do Rio, pode esclarecer muita coisa, neste sábado (16/10), no Teatro Multiplan, no VillageMall, na Barra, a partir das 14h. São 6 horas dedicadas a mostrar todo o conhecimento sobre o Bitcoin e as demais criptomoedas e suas tecnologias. Informações no site.
numero:✓ Vamos sair desses lençóis do prazer? Com várias opções de trilhas e cachoeiras, o Parque Nacional da Tijuca é uma boa para quem acorda cedo, quer gastar uma energia e não sabe onde. O Parque tem mais de 300 espécies de animais e mais de 1.600 espécies vegetais e é lá que fica a cachoeira do Horto. Mais informações no site.
numero:✓ O Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme, é uma construção do século XVIII, que servia para alertar sobre a chegada de navios ao Rio. O local é uma área de proteção ambiental, mas o Forte pertence ao Exército Brasileiro, que é responsável pelo acesso. De lá é possível ver um ângulo diferente do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana. O forte fica na Praça Almirante Júlio de Noronha, em Copa, e tem uma trilha para o Morro do Leme que dura 20 minutos.
numero:✓
Aproveita que é o último fim de semana da exposição “Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra”, na Praça Mauá. A mostra traz novo olhar sobre os materiais primários usados na construção, o significado para a sustentabilidade e as soluções técnicas e arquitetônicas em projetos contemporâneos, até domingo (17/10). O evento faz parte da mostra oficial da Suíça no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO.
numero:✓ Com a proximidade do fim de outubro, os filmes de temática do “Dia das Bruxas” começam a aparecer. Com isso, a sequência da trilogia de terror “Halloween Kills: O terror continua” e a superprodução “O último duelo”, com Matt Damon e Ben Affleck, são as grandes estreias da semana. Também tem o drama francês “Sob as escadas de Paris”, o filme religioso “Fátima – A história de um milagre”, com participação de Sônia Braga e a comédia nacional “Amarração do amor”, com Cacau Protásio e Ary França. Saiba onde assistir aqui.
numero:✓ Sabe aqueles filmes e séries escondidas nos streamings que a gente demora a descobrir por causa do catálogo gigantesco? Então, aqui vão algumas dicas: o longa “Entre Facas e Segredos” (2019), da Amazon Prime, conta a história de Harlan Thrombey, de 85 anos, que aparece morto depois de sua festa de aniversário. Quem o matou? Um detetive excêntrico (Daniel Craig) tenta desvendar.
numero:✓ “O Homem sem Gravidade” (2019),na Netflix, conta a história de Oscar, que é imune à lei da gravidade e começa a flutuar assim que sai do útero da mãe. Ele e a família escondem, mas depois exploram a habilidade extraordinária. O conteúdo tem metáforas certeiras sobre a solidão, o trabalho e o amor.
numero:✓ De série, acaba de chegar à Netflix, a terceira temporada da misteriosa “Você”. Agora, Joe e Love estão casados, têm um filho e moram na Califórnia, onde se vêem cercados por empresários de tecnologia, mães blogueiras e biohackers famosos nas redes sociais. Joe até quer cumprir seu novo papel de marido e pai, mas teme a impulsividade de Love. Fugir de uma jaula no porão é uma coisa, mas escapar da prisão do casamento perfeito com uma mulher que conhece todos os seus truques é muito mais complicado, é ou não é?
numero:✓ Pra dar uma aliviada no noticiário, a comédia romântica “Jogo de Amor em Las Vegas” no Netflix. A história segue Joy McNally (Cameron Diaz), que foi dispensada pelo noivo e resolve afogar as mágoas em Las Vegas — veja bem, até Cameron Diaz consegue levar um pé na bunda! O destino é o mesmo de Jack Fuller (Ashton Kutcher), que acabou de ser demitido de seu emprego. Bêbados e coincidentemente — ahhhh, Hollywood! — no mesmo bar, eles acabam se casando e só descobrem no dia seguinte, ao acordarem juntos.
numero:✓ Para refletir: “Palhaço é quem teve a coragem de perder a própria personalidade para tornar-se igual aos outros” Do poeta Dante Milano. Sem mais!