O Museu do Pontal, que acaba de ser inaugurado na Barra, vai ganhar uma horta/jardim sensorial com muitos tipos de ervas, também para atividades educativas, como a oficina de arte e ecologia para crianças, com a primeira delas neste domingo (24/10), às 10h.
A oficina vai ser ministrada pelo grupo GAE Arte: Ecologias (UFRJ e UFJF) com participação da palhaça Melocoton (Joana Amora). Com 10 mil metros quadrados, o jardim já tem mais de 70 espécies nativas. “A horta faz parte de um sonho que nos leva a entender a arte e a natureza como dimensões que favorecem o afeto e a consciência. Além disso, cultivar e plantar está na origem do trabalho de muitos artistas com obras no acervo, que vivem em áreas rurais e se desdobram na escultura e na agricultura”, explica a antropóloga Angela Mascelani, curadora e diretora do Museu do Pontal.
A horta tem canteiros que formam uma mandala e neles serão cultivadas ervas curativas, aromáticas e temperos, como alecrim, manjericão, hortelã, boldo, carqueja, erva cidreira, funcho, orégano e tomilho.