No feriado de Dia das Crianças, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (ou Oxum, no candomblé), padroeira do Brasil, o Rio comemora os 90 anos do Cristo Redentor. Nesta terça (12/10), as festas começaram com uma missa na Catedral Metropolitana — transferida pra lá pelo tempo fechado —, com Dom Orani Tempesta, e alguns convidados ao púlpito, como o prefeito Eduardo Paes. “O Cristo é uma espécie de bússola, de norte, de ponto de referência para todos os cariocas e para aqueles que adotam e amam esta cidade. Ao mesmo tempo, Ele significa cordialidade, a capacidade do nosso povo de receber e acolher a todos os visitantes. E, por fim, o Cristo significa um momento de fé e de esperança no futuro”, disse o prefeito.
Em seguida, falaram o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em nome do Presidente Bolsonaro, e o governador Cláudio Castro. Participaram da cerimônia os Secretários Municipais Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública), Eduardo Cavaliere (Meio Ambiente), Salvino Oliveira (Juventude) e Bruno Kazuhiro (Turismo), além de Daniela Maia (Riotur) e Ana Ribeiro (Subprefeita da Zona Sul).
Também foram lançados a medalha comemorativa dos 90 anos do Cristo e o conjunto de selos postais criados por Oskar Metsavaht.