Nesta quarta (13/10), o Cemitério da Penitência, no Caju, vai receber o selo Pet Friendly da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o primeiro do estado a permitir a entrada de animais para visitar seus queridos que morreram.
Para receber o reconhecimento, foram feitas algumas adaptações, como ganhar cama, comedouro e bebedouro, garantindo conforto para os bichinhos, ideia do secretário Marcelo Queiroz. “O projeto é o início do caminho para o Estado do Rio se tornar uma referência mundial na instituição de políticas para animais de estimação”, diz ele.
O filme “Sempre ao seu lado” mostra bem isso — inspirado na história real do cachorro japonês Hachiko, o filhote de Akita é adotado pelo professor Parker Wilson (Richard Gere) e se torna seu melhor amigo. Todos os dias, Hachiko o acompanha até a estação de trem e o espera voltar do trabalho. Uma tarde, Hachiko se recusa a acompanhar Parker e tenta impedi-lo de sair de casa. No trabalho, o professor sofre um ataque cardíaco e morre. Desde então, durante nove anos, o cão nunca deixa a estação, aguardando, pacientemente, pela volta de seu dono.