Está acontecendo, nesta terça (14/09), no Buraco do Lume, em frente à Assembleia Legislativa, no Centro, um ato do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Rio (Fosperj) contra o “pacote de maldade” (PEC 32) do governador Cláudio Castro e do Presidente Jair Bolsonaro, enviado à Alerj na última semana. São projetos de lei que devem mexer com a vida dos servidores do estado, mudando benefícios e aposentadorias, e obrigatórios para que o estado possa entrar no novo Regime de Recuperação Fiscal.
Nesta mesma terça, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) faz audiência sobre a reforma, com servidores estaduais UERJ repudiando a proposta do governo.
Segundo a deputada Renata Souza (partido?), “o pacote é um retrocesso ao direito dos servidores e aos serviços públicos oferecidos para a população. Castro propôs uma reforma previdenciária estadual nos moldes da reforma previdenciária de Bolsonaro, representando perda de autonomia do estado – o controle contábil será exercido pela Contabilidade Geral da União. O prazo de vigência do regime seria de nove anos, ou seja, o estado do Rio suspenderia os concursos para o quadro de reposição de servidores nesse tempo todo”.
Está acontecendo agora, no Buraco do Lume, o ato dos servidores públicos contra o pacote de maldade do governador Cláudio Castro e Bolsonaro enviado à Alerj. Precisamos barrar esse projeto urgente! pic.twitter.com/trBMxsyRFx
— Renata Souza (@renatasouzario) September 14, 2021