numero:✓ Você é idiota assim mesmo ou fez curso de especialização? Pergunta do jornalista Mario Mendes no Instagram, a um sem-noção violento.
numero:✓ Não adianta pensar em futurofobia, cola na plenitude de? De quem? De uma dança encoxada no fim de semana — rsrsrs!
numero:✓ A cantora Verônica Sabino e o violinista Luís Filipe de Lima fazem show de lançamento do álbum “Meu Laiaraiá — Ao Vivo”, em homenagem a Martinho da Vila, com participação especial do percussionista Marcos Suzano, no Teatro Rival Refit, na Cinelândia, nesta sexta (24/09), às 19h30. Emenda o happy hour!
numero:✓ Do Zé Simão: “Ex-mulher de Bolsonaro fez 1.185 saques que somam R$ 1,1 milhão em espécie. Fez mais saques que a Seleção Brasileira de Vôlei”.
numero:✓ O Grupo de Sopros e Percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ vai estar na Sala Cecília Meireles, no Centro, no sábado (25/09), às 19h, sob regência do maestro Marcelo Jardim apresentando gêneros como o tango, polca, maxixe, marcha, valsa e choro. Ingressos no Sympla.
numero:✓ Do senador Randolfe Rodrigues, sobre a suposta viagem do depoente Danilo Trento: “Não acho de bom gosto ir pra Las Vegas, mas não é crime”.
numero:✓ Jards Macalé faz live com voz e violão, neste sábado (25/09), às 20h, no Palco Virtual do Itaú Cultural. Ingressos no Sympla.
numero:✓ De Tutty Vasques: “CPI da Covid conclui que jamais se deve chamar uma mulher de ‘descontrolada’, mesmo que ela seja a Narcisa Tamborindeguy”.
numero:✓ Já tem gente querendo criar o curso de como depor numa CPI, figurino, escolha do advogado e como dizer que vai permanecer em silêncio de forma elegante ou pelo menos mais original.
numero:✓ Mais de 80 filmes nacionais clássicos e contemporâneos estão no “Festival Satyricine Bijou”, produzido pela companhia Os Satyros, que vai até dia 29 de setembro, pela Sympla Play. Na mostra competitiva, são 13 longas e 16 curtas feitos nos últimos dois anos por diretores estreantes ou que estejam em seu segundo filme. Na Mostra Memória, uma homenagem a grandes artistas que morreram durante a pandemia: Tarcísio Meira em “A idade da Terra”, de Glauber Rocha; Eva Wilma em “São Paulo SA”, de Luis Sérgio Person; além de homenagem a Paulo José, Camila Amado e Sérgio Mamberti. Saiba mais aqui.
numero:✓ Sobre a vacina da primeira-dama: “E não é que a expressão ‘turismo da vacina’ foi atualizada com sucesso pela Michelle? Mas não entendo o espanto. Sinceramente. Quem se espanta não conhece bem o ethos brasileiro. O chique é importado”.
numero:✓ Sem programação no sábado (25/09)? Pega a ponte Rio-Niterói, ainda de tardinha, dê um pulo no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Ingá, e depois emenda com o show “Matriarcas do Samba”, no Theatro Municipal de Niterói, no Centro, às 19h, com Nilcemar Nogueira, Geisa Keti, Vera de Jesus e Selma Candeia. Descendentes de Cartola, Zé Keti, Clementina de Jesus e Candeia, a história de suas famílias é contada no palco junto com sucessos de Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e Xande de Pilares. Ingressos no Sympla.
numero:✓ É a última chance de assistir online à peça “À procura de uma dignidade”, texto de Clarice Lispector, direção de Ana Beatriz Nogueira e atuação de Sandra Pêra, sábado e domingo (25 e 26/09), às 21h, no Sympla.
numero:✓ E também de “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, com Beth Zalcman, no domingo (26/09), às 19h30, no Sympla. Leia a crítica de Claudia Chaves sobre a peça.
numero:✓ “Gays, modos de amar”, com Rafael Canedo, pode ser assistida a partir deste sábado (25/09), em qualquer horário, no YouTube. Através do humor, a peça procura refletir sobre questões do universo gay — os preconceitos enfrentados, a busca do amor, do prazer e da autoaceitação.
numero:✓ A comédia “Parabéns Sr. Presidente, in concert”, com direção de Fernando Philbert, reestreia com Claudia Ohana e Juliana Knust, no sábado (25/09), às 19h e 21h, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra. A peça biográfica volta no tempo e vai parar em 1962 para contar sobre a improvável amizade entre Marilyn Monroe e Maria Callas.
numero:✓ Último fim de semana de “Partida”, com Denise Stutz e Inez Viana, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, de sexta a domingo (24 a 26/09), às 19h. Informações no (21) 2535-3846.
numero:✓ Sylvia Bandeira está em cartaz com “Charles Aznavour — Um romance inventado”, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, de sexta a domingo (24 a 26/09), às 20h. Vendas aqui.
numero:✓ O Bossa Nova Mall, no Centro, comemora o Dia Nacional do Rádio com a programação “Playing For Change Day — Música para Curar”, com apresentações musicais de diferentes gêneros, no sábado (25/09), das 12h às 14h.
numero:✓ Preferindo um cineminha, entre as estreias da semana estão o drama musical “No ritmo do coração” e os filmes de terror “A chorona” e “A casa sombria”, além dos brasileiros “O silêncio da chuva”, baseado no livro homônimo de Garcia-Roza com Lázaro Ramos como protagonista, “A garota da moto”, com Maria Casadevall, e “Dora e Gabriel”, do diretor Ugo Giorgetti. Veja a programação, gêneros, salas e afins aqui.
numero:✓ Neste sábado (25/09), o Grand Hyatt Rio recebe a segunda edição do “Festival Acessibiliarte”, comemorando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criado por Andrea Bussade.
numero:✓ Dica para maratonar no catálogo da Netflix é “Superstore”, que chegou com suas cinco temporadas completas. Boa pra boas risadas depois de uma semana longa de trabalho e notícias desagradáveis. A série segue as aventuras dos funcionários de uma loja de departamento que discutem temas como amor, amizade e cotidiano com muito humor e descontração.
numero:✓ A primavera chegou e, com ela, restaurantes incluem pratos especiais em seus cardápios para a estação, como os cinco que ficam no Jockey, na Gávea, o Páreo, Mandarim, Maguje, Inverso Gávea e Casa Camolese. Todos com varandões e espaços abertos no clima sem covid. Além de uma comidinha colorida, no domingo (26/09), ainda é possível assistir às corridas de turfe no Hipódromo.
numero:✓ Para refletir: “Todos vamos morrer, todos nós. Que circo! Só isso deveria nos fazer amar uns aos outros, mas não. Ficamos apavorados e somos esmagados pelas trivialidades da vida; somos consumidos pelo nada.” Do escritor Charles Bukowski
Ilustração: Internet