numero:✓ Com ódio do Dória com essa droga de Coronavac, que não te deixa vestir esse moletom e partir pra Europa? Vários países aceitam, amor.
numero:✓ Do jornalista Leo Aversa, sobre a foto publicada, sem querer, por Ney Matogrosso: “Se eu chegar aos 80, mandando nudes para alguém que não seja urologista, vou me considerar um herói.”
numero:✓ Quer documentário bom? “Chico: Artista Brasileiro” na Netflix. É de 2016, mas entrou mês passado no streaming. Por ali, personagens importantes na nossa vida.
numero:✓ Aproveitando a lotação em 75% dos hotéis cariocas, alguns espetáculos estreiam nos palcos da cidade, entre eles, “Naquela noite eu olhei pela janela e vi a lua morrer”, com Ricardo Brighi e direção de Wesley Leal. Um homem solitário de 65 anos repassa determinadas passagens de sua vida, da juventude ao estigma de ser velho, gay e soropositivo. Jesus! No Teatro Candido Mendes, em Ipanema, sábado e domingo (03 e 04/09), às 19h. Informações no (21) 96803-1047.
numero:✓ Pensata: “Quem nunca precisou sacar R$ 430 mil no aeroporto, né? Dá pra pagar um pão de queijo e um mate no Santos Dumont.”
numero:✓ Estando pelo Centro, neste fim de semana de sol, aproveite as ruas vazias. Se der, pode até visitar o Museu Histórico Nacional e o Centro Sebrae de Referência do Artesanato (Crab), já recebendo visitantes. No primeiro, não precisa de agendamento para as exposições “A botica mais tradicional do Brasil”, sobre os 150 anos das farmácias Granado ou a “Do Móvel ao automóvel: transitando pela História”. Já o Crab, com agendamento pelo site, volta com uma exposição de Espedito Seleiro, mestre artesão cearense.
numero:✓ “Esse psicanalista não tem dicas do que posso fazer para me manter à tona”, conta modelo à amiga no elevador do Ipanema 2000. As outras três pessoas (máximo permitido) ligadas na conversa ficaram putas quando chegou ao térreo.
numero:✓ “Riobaldo”, de Guimarães Rosa, com adaptação e atuação de Gilson de Barros e direção de Amir Haddad — ou seja, com ele, é tudo sempre uma espécie de vacina contra a caretice —, reestreia na Cidade das Artes, na Barra, sábado e domingo (04 e 05/09), às 20h e às 18h. Informações no (21) 3325-0102.
numero:✓ De show presencial, tem a sambista Nilze Carvalho, acompanhada apenas por Diego Zangado na bateria, que faz show nesta sexta (03/09), no Teatro Rival Refit, na Cinelândia, a partir das 19h30. Informações no (21) 2240-4469.
numero:✓ No virtual, algumas opções, como a “Homenagem a João Gilberto”, no show “Chega de saudade”, com artistas, como João Donato, Jaques Morelenbaum, Wanda Sá, Paula Morelenbaum, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Lula Galvão. Nesta sexta (03/09), às 21h, no YouTube (/bluenotesp e /bluenoterio).
numero:✓ Rolando nas redes: “E o brasileiro só deu atenção ao escândalo das rachadinhas depois de descobrir que tem chifre no meio do rolo. Quem não gosta de uma fofoca de corno?”
numero:✓ Neste domingo (05/09), quando é comemorado o Dia da Amazônia, o “Festival Demarcação já Remix”, projeto liderado pelo DJ MAM, vai fazer um ato nos jardins do Museu do Amanhã, com a presença do Coral Guarani Tenonderã, de Eduardo Cavaliere, secretário do Meio Ambiente do Rio, o próprio MAM e Rodrigo Sha, com o Duo Jazz Botânico, a partir das 16h.
numero:✓ “Um passeio pelo bosque”, com Beto Bellini e Gustavo Merighi, conta a história de dois diplomatas, um russo e um americano, que se encontram num bosque na Suíça, para discutir sobre um tratado de desarmamento nuclear. No Solar de Botafogo, sábado (04/09), às 20h. Informações no (21) 3258-6680.
numero:✓ Última semana de “Eu sempre soube”, texto e direção de Márcio Azevedo com Rosane Gofman. Durante o lançamento de seu primeiro livro, uma mulher divide com o público as alegrias, os dramas e as experiências ao lado do filho gay. Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (04 e 05/09), às 19h. Venda online.
numero:✓ No online, tem “Parece loucura mas há método — A dois”, continuação do primeiro projeto on-line da Armazém Companhia de Teatro, com quatro duplas de personagens shakespearianas que se enfrentam num jogo de possibilidades dramáticas. Sábado e domingo (03 e 04/09), às 20h, com transmissão no Sympla.
numero:✓ Continua em cartaz “À procura de uma dignidade”, texto de Clarice Lispector, com direção de Ana Beatriz Nogueira e atuação de Sandra Pêra. Sábado e domingo (03 e 04/09), às 21h, com transmissão no Sympla.
numero:✓ De passeio em família, sempre temos as atrações que bombam na cidade, como o AquaRio, maior aquário da América do Sul, com mais de 5 mil animais de 350 espécies, entre peixes, tubarões e arraias. Informações no (21) 3900-6670 ou no site.
numero:✓ No mesmo clima bichos, tem o BioParque, o novo zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, com mais de mil animais de 140 espécies. Mais informações, aqui.
numero:✓ Sem fila, nem ingresso, tem a feirinha do Lavradio, na Lapa, com show de jazz neste sábado (03/09), às 16h, com o Quarteto Fernando Trocado. No mais, andar por ali é uma delícia; a Rua do Senado, por exemplo, tem reunido gente na calçada em frente ao tradicional Armazém do Senado, que costuma ter música ao vivo e o vizinho, o bar Labuta.
numero:✓ A Zona Portuária, região mais adorada da Prefeitura nos últimos tempos, tem muita coisa. Como o AquaRio, indicado acima, além do Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. Se preferir, pode alugar uma bike e curtir o trajeto pelo Boulevard Olímpico, cheio de murais incríveis, ou dar um pulinho no Largo São Francisco da Prainha, que está bombando nos fins de semana.
numero:✓ Para refletir: “É quando nos esquecemos de nós mesmos que fazemos coisas que jamais serão esquecidas”. Anônimo.