Um lugar interessante e insólito para uma visita na cidade é a La Chapelle Expiatoire (expiatória), construída sobre o antigo cemitério da Madeleine, no mesmo lugar onde foram enterrados Luís XVI e Maria Antonieta, em 1973, depois de serem decapitados.
Sua construção começou em 1815, por Luís XVIII, e concluída em 1826. A capela foi ameaçada de demolição várias vezes, pois era vista como símbolo do Antigo Regime. Contudo, em 1914, foi classificada como monumento histórico – uma obra arquitetônica com influências da antiguidade romana, da Idade Média e do Renascimento; ao mesmo tempo, é uma obra discreta. Quem passa pela rua não vê a capela, ou seja, nem mesmo a maioria dos parisienses a conhecem.
Chapelle Expiatoire
29, Rue Pasquier, 75008 Paris
___________________________________________________________________________________________________
O Arco do Triunfo já está quase “embalado” para a homenagem póstuma ao artista Christo (1935-2020). Para cobrir o monumento do século XIX, com 50 metros de altura, estão sendo usados 25 mil metros quadrados de tecido reciclado prata, amarrados por três mil metros de corda vermelha. Como resultado final, um dos símbolos de Paris vai ficar como um pacote de presente. O trabalho será exposto durante 16 dias, a partir deste sábado (18/09).
Os preparativos começaram no final de junho, sob a direção de Vladimir Yavachev, sobrinho de Christo, com o apoio do Centro de Monumentos Nacionais da França, tendo uma equipe de 95 especialistas em cordas trabalhando no local. “Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz”, explicou Christo ao apresentar seu projeto final, dois anos antes de sua morte. O projeto custou 14 milhões de euros (ou R$ 86,7 milhões) e é totalmente autofinanciado com a venda de trabalhos originais do artista: desenhos preparatórios, lembranças, maquetes e litografias. Em 1985, Christo já havia empacotado a Pont-Neuf, uma das muitas que cruzam o rio Sena.
Dá o play para assistir parte do trabalho de montagem:
Ver essa foto no Instagram
__________________________________________________________________________________________________
Que ideia sensacional: a loja “Sans argent”, ou “tudo de graça”, um lugar de doações colaborativas e solidárias em que não se paga pelos objetos! Mas como assim? Os clientes levam itens que não usam mais – roupas, louças, pequenos eletrodomésticos e eletrônicos, jogos e brinquedos, acessórios, decoração, livros etc. – em troca de outros que preferirem, ou deixam lá só como doação. É uma belíssima forma de ajudar o próximo. “Nosso primeiro objetivo não é a caridade, mas o combate ao desperdício. Todos nós temos coisas que não usamos mais e que, muitas vezes, acabam no lixo. O valor real de um objeto é seu uso, não seu preço”, diz Debora Fischkandl, criadora da boutique. Vale a pena conhecer!
Boutique sans argent
181, Avenue Dausmesnil — 75012 — Paris
_________________________________________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira.com
@parisporpaulopereira
__________________________________________________________________________________________________