No próximo dia 28 de setembro, Nany People vai receber a Medalha Chiquinha Gonzaga na Câmara do Rio, também com transmissão no YouTube. A atriz e humorista é a segunda trans a recebê-la, criada para homenagear personalidades femininas de destaque. A primeira foi a psicóloga e escritora Jaqueline Gomes de Jesus, que recebeu a sua em 2017, da vereadora Marielle Franco (1979-2018). “Foi com muita gratidão que recebi a proposta da querida vereadora Rosa Fernandes. Moro em São Paulo há 36 anos, sou mineira por condição (nasceu em Machado, MG), mas paulistana por devoção e fé. Essa homenagem veio coroar um caso de amor que todos os brasileiros têm pela Cidade Maravilhosa”, diz ela à coluna.
E continua: “Há 15 anos, tenho feito apresentações em teatros no Rio, com minitemporadas de sucesso e total carinho do público carioca, mas foi em 2018, com minha permanência na cidade gravando a novela ‘O Sétimo Guardião’ , que pude vivenciar a calorosa acolhida dessas pessoas tão solares. Com todos os problemas de uma grande cidade, o Rio tem uma vibração ímpar que só se sente estando aí. Receber essa homenagem, sendo a segunda mulher trans, me dá a certeza de que minha vida nas artes está no caminho certo! Viva Chiquinha Gonzaga”.
Outras que já receberam a medalha foram a sambista Teresa Cristina, a ginasta Rebeca Andrade e Luanda Silva de Moraes, a primeira mulher negra reitora da UEZO (Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio).