Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, nesta quarta (22/09), o Consulado dos Estados Unidos no Rio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) vão promover uma ação para incentivar o uso da bicicleta no dia a dia.
Prepara o fôlego e o despertador — são 14 km com saída da Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, com concentração às 7h, e pedalada até a Praça XV, no Centro; já a volta, às 16h, com concentração na Praça Poeta Manuel Bandeira, no Centro, até a Garota de Ipanema. O percurso terá toda a segurança dos órgãos envolvidos, o que deveria acontecer diariamente, já que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 2.659 pedestres e 315 ciclistas morreram em acidentes de trânsito no estado do Rio, entre janeiro de 2016 e julho de 2021 (só nos primeiros sete meses deste ano, foram 26 ciclistas). O evento faz parte da agenda mundial de mobilidade urbana sustentável, apoiada pelos Estados Unidos e Brasil, que prevê, até 2030, o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis.
Para participar, preencha o formulário nesse link.
No sábado (18/09), o Detran-RJ lançou a campanha “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”, na abertura da Semana Nacional de Trânsito, sobre a importância de os veículos maiores protegerem os mais vulneráveis. As ações vão até sábado (25/09). Ainda falta muito em educação no trânsito — e transporte público que funcione —, para o carioca largar o carro de vez e sair pedalando por aí.