Outro dia, um conhecido veio me perguntar o que fazer com um dinheiro extra que ele tinha recebido. Chegou perguntando: recebi uma grana nova e queria saber como faço para investir meu dinheiro. Onde investir? Claro que minha resposta foi: “Depende”!
Muita gente acha que investir dinheiro é como uma receita de bolo, uma fórmula que serve para todos, mas não é bem assim que funciona! Inclusive, nem há o melhor investimento ou a melhor carteira de investimentos: existe aquele ou aqueles mais adequados a cada um!
Portanto, a resposta aqui é: depende! Inicialmente, porque é importante saber o que a pessoa pretende fazer com aquele dinheiro, por quanto tempo ficará investido e qual é o perfil de risco do investidor.
Em seguida, é importante entender como está alocado o restante da carteira de investimentos dessa pessoa, ou até se esse é o único recurso que ela possui.
Portanto, se ela já possui outros recursos investidos, deve-se verificar se os novos ativos a ser sugeridos têm tendência a se movimentarem com subidas e quedas na rentabilidade, de forma distinta em relação aos demais, ou seja, se terão baixa correlação com os demais investimentos da carteira. Logo, não adianta nada querer diversificar, mas acabar investindo em mais do mesmo.
Também é importante aproveitar esse novo montante para fazer um rebalanceamento da carteira se for necessário.
E se a pessoa ainda não tiver nenhum dinheiro investido, além dessa nova grana, ainda teria que separar o montante para a reserva de emergências, e só começar a diversificar com o valor excedente a essa reserva.
Já deu para perceber que não é trivial pensar numa alocação para recursos novos, certo? Sim, será preciso alguma dedicação para que sejam analisadas todas essas questões.